Mutirão de infraestrutura da Prefeitura chega Monte Sinai e Vale do Sinai, na zona Norte

Ações de infraestrutura da PMM
Ações de infraestrutura da PMM
Ações de infraestrutura da PMM

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), começou nesta quarta-feira, 4, um mutirão de recuperação das ruas das comunidades Monte Sinai e Vale do Sinai, ambas na Cidade Nova, zona Norte. A meta é recuperar 63 ruas destas áreas em 15 dias.

a é a primeira vez que as comunidades recebem um mutirão. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, todos os distritos de obras enviaram equipes para atuarem na ação, a fim de reforçar e agilizar todo o trabalho. Além do serviço de pavimentação, as comunidades serão assistidas com recuperação de meio-fio, limpeza e instalação de tampas de bueiros e construção de sarjetas.

“Estamos fazendo uma grande atuação nestas duas comunidades devido a demanda, que era muito grande. Em um levantamento feito pela nossa equipe, avaliamos 63 ruas com necessidades emergenciais, muitas inclusive estavam intrafegáveis. O mutirão veio para dar celeridade aos serviços e trazer benefícios maiores e mais rápidos para os moradores daquelas áreas”, disse Morais.

Nesta quarta-feira, os trabalhos aconteceram nas ruas 11, 12, 14, 16, 17, e nas Travessas A, e A9 da comunidade Vale do Sinai. Os moradores das vias receberam as equipes da secretaria com muita expectativa e afirmaram que as comunidades nunca haviam recebido um serviço nesta proporção.

“O que aparecia aqui antes eram apenas serviços de tapa-buracos, o que remediava o problema. Moro aqui há 15 anos e há três meses montei um comércio. Cheguei a perder clientes porque não tinha condições de parar carro aqui. Desta vez, fiquei feliz em ver que o serviço será completo. Acordei com o caminhão da prefeitura cheio de asfalto na porta de casa”, disse o comerciante da rua 15, Hélio Cândido de Souza.

A dona de casa Janiele Cohen, disse que na rua 11, onde ela mora há 13 anos com a família, a situação estava tão precária que os moradores, por conta própria, chegaram a comprar cimento para tapar os buracos. “Olhava para a rua antes e parecia uma tábua de pirulito. Quando vi as equipes chegando, fiquei muito feliz, pois sabia que de agora em diante poderemos andar com mais tranquilidade e levar as crianças para brincar em um local seguro. Teremos, finalmente, uma rua digna que vai dar orgulho de passar”.

Na rua 17, uma das principais do Vale do Sinai, uma enorme cratera que ficava no cruzamento com a rua 21 era a principal reclamação da comunidade. Segundo o morador Davi Ferreira, vários acidentes de trânsito ocorreram no local porque os carros precisavam desviar do buraco. “Desta vez, o problema será resolvido, pois estão fazendo toda drenagem necessária para fechar de vez esse buraco enorme. Antigamente, só jogavam o asfalto e dois dias depois abria o buraco”, lembrou.

Monte Sinai

As máquinas também já entraram nas ruas do Monte Sinai. Moradores da rua 9 e 10 foram os primeiros a ver os trabalhos das equipes da Seminf a partir desta quarta-feira. Os serviços de pavimentação já foram feitos e a expectativa do chefe do Distrito do Jorge Teixeira, José de Jesus da Silva, é até sábado, 7, finalizar todo o serviço nas duas vias.

A aposentada Maria de Lourdes Simões Barbosa comemorou a chegada das máquinas da prefeitura, pois há anos a comunidade não recebia um serviço completo de recuperação das vias. “Agora, eu poderei colocar minha cadeira na porta de casa e conversar com os vizinhos, pois, a rua está toda asfaltada e bonita. Antes, ninguém nem parava aqui na frente, pois os carros só faltavam subir na nossa calçada para desviar dos buracos”, disse.

A expectativa é de que os trabalhos de infraestrutura nas duas comunidades sejam finalizados em até 15 dias. No total, 51 máquinas estão sendo usadas no trabalho e mais de 100 servidores da secretaria estão envolvidos diretamente na ação.

Amazonianarede-(Semcom) texto: Isabella Siqueira fotos: Alexandre Fonseca

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.