Mutirão de ATER atende famílias rurais em áreas de várzea

Agricultores familiares, localizados em áreas de várzea, município de Alvarães (a 531 km de Manaus) foram beneficiados com mutirão de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) prestados por técnicos da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM/Alvarães, no período de 19 a 22 de agosto.

O objetivo foi verificar quais as necessidades das comunidades para que seja elaborado um plano de trabalho com intuito de oferecer assistência técnica para facilitar o desenvolvimento das atividades agrícolas, extrativistas e pesqueiras.

Durante os quatro dias de atividade, técnicos do IDAM atenderam as comunidades de Laranjal, Trapiche, Vila Alencar, Tapiira, São Raimundo do Jarauá, Perseverança, Boca do Mamirauá e Assunção.

Para o extensionista, Waldejane Gouvêa Moreira, essas ações são importantes para fortalecer o setor primário e principalmente para levar conhecimentos técnicos às famílias que moram em comunidades distantes e de difícil acesso.

Na ocasião foram realizadas reuniões para esclarecer aos comunitários a importância das políticas públicas e quais os procedimentos necessários para que o agricultor tenha acesso aos benefícios.

Planejamento de ação da comunidade, cadastro de Unidade de Produção Familiar (UPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Carteira de Produtor Rural, foram alguns dos serviços prestados aos agricultores.

Está previsto ainda para este ano, a implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de multiplicação de manivas-sementes e outra de banana, que irá beneficiar agricultores locais.

Ao todo, a ação beneficiou um total de 67 famílias rurais.

(Reportagem: Paula Vieira – Idam)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.