Museu mostra a história de Eduardo Ribeiro

O Centro de Manaus abriga detalhes da história do Amazonas que muita gente desconhece. Na rua José Clemente, por exemplo, o Museu Casa Eduardo Ribeiro abriga um rico acervo que recupera a história pessoal, militar e administrativa do maranhense, considerado o grande transformador da capital amazonense.

O imóvel foi adquirido por particulares depois de sua morte e pelo Governo da União federal, em 1961 e em 2002 foi cedido ao estado por meio de comodato, através da Secretaria de Estado de Cultura, para os fins específicos de recuperação da memória da cidade e da história da medicina.

Inaugurado em 18 de março de 2010, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, está localizado em uma área de interesse de preservação, no Centro Histórico de Manaus.

Possui uma exposição permanente de mobiliário residencial de época, objetos de uso pessoal e de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século XIX e início do século XX, época em que viveu Eduardo Gonçalves Ribeiro.

As salas e aposentos tomam o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida do ex-governador e seus antigos proprietários.

Na mesma casa, considerando o uso posterior do imóvel, está instalada a sede da Academia Amazonense de Medicina, fundada em 1980, na qual podem ser encontradas informações sobre a história da medicina no Amazonas, disponibilizadas em linguagem digital.

O acervo é constituído por móveis e utensílios típicos de uma residência particular de alto nível conforme os padrões dos anos 1890/1900 da cidade de Manaus, reconstituídos e tendo por base referencial o arrolamento de bens do ex-governador Eduardo Gonçalves Ribeiro, em 1900, e o edital de leilão em hasta pública dos móveis originais, inclui também objetos de uso pessoal, equipamento de trabalho, vestuário e lazer.

Há também acervo textual, documentos digitalizados de caráter pessoal e profissional.

As visitas são guiadas e a entrada é franca. O museu só não abre às segundas-feiras.

Texto e fotos:

Sandra Monteiro com informações da SEC

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.