Museu Eduardo Ribeiro comemora seis anos

Prortamção especial para comemorar os seis anos do Museu

 

Prortamção especial para comemorar os seis anos do Museu
Prortamção especial para comemorar os seis anos do Museu

Amazonas – Desde 2010, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, resgata a memória de um dos homens mais importantes do Estado do Amazonas: o ex-governador Eduardo Ribeiro.E nesta sexta-feira (18), o Museu completa seis anos de atividade, com uma programação especial a partir das 9h, com entrada gratuita.

Na visão do Secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o Museu vem cumprindo sua missão ao longo dos seis anos de existência com louvor.

“Eduardo Ribeiro foi um grande homem, importantíssimo para o nosso povo. Nós estamos homenageando sua memória há seis anos com o museu que leva seu nome, e o fato de existirem pessoas que gostam de saber mais sobre sua vida, reafirma o valor cultural que ele tem, do prédio e da história abordada nas exposições permanentes, como valor constituinte da cultura do nosso estado”, ressalta.

Programação

Durante as festividades, haverá visita guiada pelos cômodos e exposições do Museu por personagens caracterizados como pessoas da transição entre os séculos XIX e XX, época em que viveu Eduardo Ribeiro, militar maranhense que fixou residência em Manaus e se tornou grande transformador do cenário amazonense.

A programação da comemoração tem como público-alvo alunos de escolas públicas e privadas, bem como os públicos de todas as idades. Haverá também uma palestra com o tema “A Influência de Eduardo Ribeiro na Cultura do Amazonas”, bem como degustação de chás e o Sarau Amazônico, coordenado pelo professor de teclado Elias Monteiro, com alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

O Museu 

O prédio, localizado na rua José Clemente, N° 322, Centro Histórico de Manaus, contém artefatos datados do final do século XIX e início do século XX, e foi adquirido por particulares após a morte de Eduardo Ribeiro. Em 1961, o Governo Federal adquiriu o prédio e, em 2002, foi cedido para o Estado, por meio de comodato, da Secretaria de Estado da Cultura.

Em seu acervo, o museu conta com utensílios típicos de uma residência particular dos anos 1890 a 1900 da cidade de Manaus, em constante exposição. O Museu Casa Eduardo Ribeiro também possui em acervo objetos de uso pessoal, equipamento de trabalho, vestuário e lazer, pertencentes, em sua maioria, ao ex-governador.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.