Musa desenvolve aplicativo para tablets

Manaus – Uma equipe multidisciplinar está trabalhando há cerca de três meses na criação de um aplicativo que dará aos visitantes uma nova visão das trilhas do Centro de Visitação do Musa no Jardim Botânico.

Desenvolvido com o apoio da Bemol, o aplicativo trará informações, fotos e vídeos sobre animais, plantas e fungos da Reserva Ducke, realçando comportamentos e características que muitas vezes não podem ser vistas durante um passeio na floresta.

“A proposta é que quem tiver um smartphone ou tablet baixe o aplicativo na entrada do museu e use o próprio aparelho enquanto anda pelas trilhas”, diz Rodrigo Freire, assessor técnico do Musa. “Além disso, o Musa vai disponibilizar tablets para os monitores que acompanham os grupos de visitantes”, completa o encarregado de coordenar a equipe por trás da criação do aplicativo.

O programa servirá também para dar uma ideia do que é o museu para aquelas pessoas que não podem visitá-lo pessoalmente. Será possível saber mais sobre plantas e animais que vivem na reserva a partir de fotos interativas de pontos das trilhas e também conhecer as exposições em andamento.

A primeira versão do aplicativo deve estar disponível no segundo semestre de 2013. “É uma versão inicial, que traz algumas espécies de árvores, aves, borboletas, aranhas, peixes, fungos, samambaias e briófitas.” Atualizações periódicas trarão ao usuário informações sobre outras espécies, tornando o aplicativo um verdadeiro banco de dados e consulta para leigos e pesquisadores, já que todas as referências bibliográficas também serão indicadas.

O especialista em entomologia Gil Miranda é um dos integrantes da equipe técnica que desenvolveu os conteúdos para o aplicativo. “Uma das coisas que mais me agrada nesse processo é trabalhar em uma equipe multidisciplinar, com jeitos diferentes de olhar a mata. Temos que discutir e chegar a acordos de como observar e apresentar. Você acaba aprendendo muito.”( Musa)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.