Muro construído fechando rua é demolido em ação do Implurb e Seminf

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Um muro erguido no final da rua A3 do conjunto Flamboyant, no bairro Novo Aleixo e com entrada pela avenida das Torres, foi alvo de demolição nesta terça-feira (26).

A ocorrência chegou ao conhecimento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) por denúncia feita ao Disk-Ordem (161) e a construção acabou sendo derrubada após os moradores da área terem sido notificados a fazer a desobstrução imediata do logradouro público, o que não aconteceu.

O Plano Diretor de Manaus, Lei 674/02, proíbe a obstrução ou fechamento de logradouros públicos por meio de guaritas, cancelas, portões e similares, no artigo 45, exceto nas situações previstas pela autoridade de trânsito do Município.

Segundo vizinhos da construção, o muro foi erguido no último fim de semana, substituindo uma cancela com gradil que estava no lugar e restringia o livre direito de ir e vir na rua, que é pública. A notificação do Implurb, número 52902, solicitava a retirada voluntária da construção irregular, sob pena de multa e demolição administrativa. “Os vigias não permitiam o trânsito até mesmo de pessoas das redondezas pela via, somente de moradores do trecho da rua A3, que tem continuidade para a rua B4” , reclamavam moradores da área durante a ação de demolição.

Os moradores da área alegaram que tinham dado entrada num protocolo na Manaustrans, em 2011, sem obter retorno. Mas, em 28 de fevereiro de 2012, o mesmo problema já havia sido notificado, com o prazo de 24 horas para a retirada da grade e da corrente que fechavam a via. Em razão do descumprimento das notificações e da construção do muro foi feita a demolição administrativa. Os responsáveis pela edificação também serão multados por desrespeito à Lei.

A demolição administrativa contou com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com coordenação do subsecretário de Serviços Básicos, Antônio Peixoto, Polícia Militar (PM), fiscalização e técnicos do Implurb.

FOTO – TACIO MELO(IMPLURB)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.