Mundo repercute à morte do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan

Kofi Annan, Joint Special Envoy of the United Nations and the League of Arab States on the Syrian Crisis addresses the journalists during the Action Group for Syria press conference, Palais des Nations. Saturday 30 June 2012. Photo by Violaine Martin

Nascido em Gana em 1938, Kofi Annan foi o primeiro negro a assumir cargo de chefia nas Nações Unidas.

 Internacional – A morte do ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz Kofi Annan suscitou, neste sábado (18), muitas reações e homenagens em todo o mundo.

Veja a seguir algumas delas:

– Nações Unidas –

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, expressou sua tristeza pela morte de seu antecessor à frente das Nações Unidas, qualificando-o de “força que guiava para o bem”.

“De muitas maneiras, Kofi Annan encarnava as Nações Unidas. Saiu das próprias fileiras para dirigir a organização para um novo milênio, com dignidade e determinação inigualáveis”, afirmou.

– Gana –

O presidente de Gana – país natal de Annan -, Nana Akufo-Addo, declarou uma semana de luto a partir de segunda-feira em homenagem a um de “nossos mais ilustres compatriotas”.

– União Europeia –

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que “o maior reconhecimento que podemos fazer a Kofi Annan é preservar seu legado e seu espírito”.

“Dedicou sua vida a fazer do mundo um lugar mais pacífico e unido”, assegurou Juncker.

– Rússia –

“Sempre admirei sua sabedoria e coragem (…) em momentos críticos. Sua lembrança estará sempre no coração dos russos”, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, citado em um comunicado do Kremlin.

Espanha –

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, tuitou: “Hoje perdemos um grande humanista. Kofi Annan nos deixa (…), mas ficamos com seu legado para continuar trabalhando pela paz, segurança e para reforçar a defesa dos Direitos Humanos”

França –

Em um tuíte, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que “a França lhe faz uma homenagem”. “Não esqueceremos jamais o seu olhar tranquilo e decidido, nem a força de suas lutas”.

– Alemanha –

Em comunicado, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou: “Me entristece a notícia da morte de Kofi Annan. Era um homem de Estado excepcional a serviço da comunidade mundial”.

– África do Sul –

O presidente Cyril Ramaphosa qualificou Annan como um “grande líder e diplomata extraordinário”, que ajudou a causa da África no seio da ONU e “hasteou a bandeira da paz” em todo o mundo.

Amazonianarede-AFP

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.