Mulheres organizam ‘peitaço’ em Nova York

Dezenas de pessoas são esperadas para participar da manifestação
Dezenas de pessoas são esperadas para participar da manifestação
Dezenas de pessoas são esperadas para participar da manifestação

Mulheres se manifestarão de topless pelas ruas de Nova York neste domingo (23), exibindo seus seios em nome da libertação feminista enquanto comemoram o anual GoTopless Day.

A marcha é organizada pelo grupo de direitos das mulheres GoTopless, que luta para que as mulheres possam sair sem camisa ao redor do mundo.

É legalizado que mulheres exibam seus seios em público na maior cidade dos Estados Unidos, e a polícia irá acompanhar o caminho da manifestação desde Columbus Circle até o Bryant Park, informaram as organizadoras.

Dezenas de pessoas são esperadas para participar da manifestação, que começa às 12h30 locais (13H30 de Brasília). Eventos paralelos acontecerão em Venice Beach, bairro de Los Angeles, assim como em outras cidades americanas e europeias.

“As pessoas não deveriam sentir que sair de topless precise ser um tabu”, afirmou a líder do grupo de Nova York, Rachel Jessee, que também é atriz, modelo e performer.

“É um direito humano, e as mulheres devem criar igualdade, mas muitas pessoas enxergam isso como algo muito sexual”.

Jesse disse à AFP que forçar mulheres e meninas de uma certa idade a cobrirem seus seios as sujeitam a “vergonha e embaraço”, o que “não é saudável para a mente”.

O GoTopless acredita que sua campanha tenha influenciado positivamente a comédia “Free The Nipple” (Libere o Mamilo, em tradução literal), de 2014, e celebridades como Miley Cyrus que têm mostrado seus seios em público.

Homens e mulheres são convidados a participar da manifestação de domingo, que acontece a poucos dias do 95º aniversário do Dia da Igualdade da Mulher, quando as mulheres conquistaram o direito de votar. AFP

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.