MS contempla o Amazonas com curso na área de educação permanente para profissionais da urgência

MS contempla o Amazonas com curso permanente de profissionais de saúde, em urgência
MS contempla o Amazonas com curso  permanente de profissionais de saúde, em urgência
MS contempla o Amazonas com curso permanente de profissionais de saúde, em urgência

Amazonas – O Amazonas foi contemplado com mais um projeto de capacitação de recursos humanos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Desta vez, o projeto de capacitação será na área de gestão para educação permanente em serviço, com ênfase nos profissionais da Rede de Atenção às Urgências.

Nesta sexta-feira, 6 de novembro, representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo – que será a instituição tutora do projeto – apresentaram detalhes do curso, que deverá ter início entre fevereiro e março de 2016.

“Esta é mais uma parceria importante que fecharemos com o apoio do Proadi e que nos permitirá avançar na política de qualificação permanente dos nossos servidores. Este projeto, em especial, é muito importante para o fortalecimento da Rede de Atenção às Urgências, que estamos implantando em nossas regiões de Saúde”, afirma o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza.

Instituições de excelência

O secretário destacou que o Proadi tem permitido aos servidores da saúde da capital e do interior do Estado, participar de cursos oferecidos por instituições de excelência no País, como o Hospital do Coração (HCor), Hospital Albert Einstein e o Sírio Libanês, além do próprio Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma instituição centenária, que atua como hospital geral de alta complexidade, predominantemente cirúrgico.

A previsão é de que a nova capacitação alcance até 120 profissionais (incluindo capital e interior), com atuação em Pronto-Socorros, Serviços de Pronto Atendimento, nas alas de urgência dos hospitais do interior do Estado, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maternidades, entre outros. O secretário de Atenção Especializada da Capital, Wagner Souza, disse que também está sendo avaliada a possibilidade de ampliar a participação no curso para profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Rodoviária.

“Um dos objetivos deste projeto é ajudar a consolidar as regiões de saúde, bem como a construção das Redes de Atenção às Urgências e suas linhas de cuidado prioritárias. É importante destacar que o projeto tem a preocupação de não ser apenas um espaço para reprodução do conhecimento, aquele que já temos acumulado a partir de nossas experiências. Ele se propõe, também, a estimular a produção do conhecimento, a partir das realidades regionais, num modelo de educação pró-ativo”, afirmou Armando Antônio De Negri Filho, representante do HAOC.

Fique por dentro

O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS, executado em parceria com hospitais filantrópicos de excelência. Baseadas em temas prioritários determinados pelo MS, as instituições parceiras apresentam projetos a serem executados em um período de três anos nas seguintes áreas: estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

Amazonianarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.