Manaus, AM – Após repetidos assaltos a ônibus que transportam trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), motoristas das empresas de transporte especial fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (16). Sindicato diz que 800 veículos foram parados em avenida durante ato.
Um grupo de motoristas estacionou micro-ônibus e ônibus ao longo da Avenida Autaz Mirim (Grande Circular) entre as rotatórias do São José e do Armando Mendes, na Zona Leste da capital, entre às 6h e 7h.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Especial, Turismo, Fretamento, Locadoras e Carros de Valores Intermunicipal de Manaus (Sindespecial), cerca de 800 veículos pararam na via.
A Avenida Autaz Mirim teve duas faixas interditadas. Apenas a faixa central foi usada para circulação dos outros veículos que passavam pelo local. O protesto causou lentidão e congestionamento no sentido bairro/Centro da avenida.
Muitos trabalhadores que eram transportados nos coletivos desceram dos veículos e seguiram para as empresas caminhando.
A manifestação foi desencadeada depois que um motorista foi baleado em tentativa de assalto na terça-feira (15).
“A gente veio aqui, hoje, fazer esse protesto de uma hora para tentar chamar atenção do Polo Industrial e das autoridades para resolver, de uma vez todas, o problema de assalto a ônibus. Não tem que reduzir, tem que acabar. Não pode ter assalto a ônibus”, disse o presidente do Sindespecial, William Enock.
Números
Por mês, entre 10 e 15 assaltos a ônibus que transportam trabalhadores do PIM ocorrem na capital. O número de roubos desse tipo foi divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Especial, Turismo, Fretamento, Locadoras e Carros de Valores Intermunicipal de Manaus (Sindespecial).
De acordo com o Sindespecial, a frota de transporte especial têm 2.800 ônibus operando 24h atualmente. Os veículos transportam até 80 mil trabalhadores do Polo Industrial de Manaus por dia. O segmento é responsável pelo transporte de 80% dos operários do PIM, segundo sindicato.
Amazonianarede-BD Amazonas