Morre ventríloquo Oscarino criador do boneco Peteleco

Morre ventríloquo Oscarino criador do boneco Peteleco

Peteleco, a criação de Oscarino é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas. Ventríloquo teve parada cardíaca em domingo (15).

Manaus, AM – O ventríloquo Oscarino Farias Varjão, de 81 anos, morreu após sofrer uma parada cardíaca neste domingo (15), em Manaus. Ele estava entubado na emergência do Hospital 28 de Agosto, mas não resistiu.

O popular artista, que alegrou muito Manaus, foi o criador dos bonecos Marujo e Peteleco, um dos símbolos da cjultjura amazonense.

A filha mais nova do ventríloquo, Carla Tatiana Farjão, de 38 anos, disse que o pai passou pór exames médicos nas últimas três semanas. Ele foi diagnosticado com uma úlcera no estômago e pedra da vesícula.

Oscarino Farias Varjão será velado no salão nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida 7 de Setembro, 1546, no Centro, a partir das 8h desta segunda-feira (16). O sepultamento será no Cemitério São João Batista, às 16h.

História

O boneco Peteleco é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas desde 2016. Suas histórias iniciaram na década de 1950, quando Oscarino tinha 20 anos e fazia shows nas ruas da capital como forma de superar dificuldades financeiras.

Além do reconhecimento como patrimônio cultural, as apresentações renderam a Oscarino uma participação no Programa do Jô, em novembro de 2000, e um documentário sobre sua obra.

Amazonianrede-Rede Amazonica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.