Morre o presidente da Abril e criador da Veja, Roberto Civita

São Paulo – Morreu neste domingo (26), aos 76 anos, o presidente do Grupo Abril e criador da revista Veja, Roberto Civita. Sob seu comando a Abril diversificou seus negócios, tornando-se um dos mais importantes conglomerados de comunicação da América Latina, atuando nas áreas de Mídia (revistas, conteúdo e serviços online, TV segmentada e-commerce e database marketing), Educação (livros didáticos e sistemas de ensino), Gráfica, Distribuição e Logística.

O corpo do empresário será velado na manhã desta segunda-feira (27) a partir das 11h no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. O corpo chegou ao local ainda durante a madrugada, por volta das 4h, e um grupo de funcionários do Grupo Abril acompanhava os últimos preparativos para o velório. A cerimônia de cremação vai ocorrer no mesmo local e está prevista para 17h.

Roberto, que também presidia a Fundação Victor Civita, estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Desde março deste ano, o diretor editorial da Abril e editor-chefe daVeja estava afastado do Conselho de Administração do grupo. A assessoria de imprensa da Abril informou na época que ele se recuperava de uma operação para colocar um stent (prótese metálica expansível) no abdômen. Por esta razão, Civita tinha deixado provisoriamente o comando do grupo, que passou para seu filho Giancarlo Civita.

Nascido em Milão, na Itália, em 1936, Roberto Civita estudou física nuclear em Rice, no Texas, nos Estados Unidos, e se formou em jornalismo pela Universidade da Pennsylvania, onde também se se diplomou em economia, pela Wharton School. Já a pós-graduação em Sociologia, foi obtida pela Universidade de Columbia, em Nova York.

Criador da revista Veja, o presidente atuava como editor-chefe da publicação desde quando foi lançada no ano de 1968. Civita chegou a presidência do grupo criado por seu pai, Vitor Civita, em 1990 e só a deixou depois de internado.

Além das publicações, o grupo conta com a Abril Educação, que reúne as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (para preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, de ensino de idiomas, conforme o site do grupo.

Grupo Abril

Fundado em 1950 por Victor Civita, pai de Roberto Civita, como Editora Abril, o grupo nomeado pelo mês de início da primavera na Europa começou com a publicação da revista O Pato Donald , da Disney, em São Paulo.

Dez anos depois, a editora iniciou a publicação de obras da literatura em fascículos e, em 1961, passou a publicar outras revistas da Disney, com destaque para o Zé Carioca. A maior revista informativa em circulação no País, a Veja, foi criada em 1968. Segundo o site da empresa, atualmente a Abril publica 52 títulos, com público estimado de 28 milhões de leitores e impressão de 594 milhões de revistas por ano.

(JB) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.