Manaus – O bairro Jorge Teixeira – 3ª Etapa, na zona Leste, vai receber em dezembro deste ano estação de tratamento de esgoto (ETE). As obras do sistema são da Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis).
A data de entrega foi prevista pelo coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, que solicitou da construtora obras a todo vapor. “Com a chegada do verão, todas as frentes de trabalho estão operando de forma acelerada”, destacou.
Localizada em uma área de três mil metros quadrados, a ETE é um dos projetos mais audaciosos construídos pelo programa. Na área localizada na rua Violeta, no bairro Jorge Teixeira – 1ª Etapa, atualmente estão sendo concretados os valões de tratamento que vão armazenar a água do esgoto.
Orçada em torno de R$ 7 milhões, a ETE vai mudar a vida dos moradores que hoje vivem em situação precária de saneamento. “Ela vai diminuir o despejo de águas poluentes no leito dos igarapés que cortam o bairro Jorge Teixeira e, assim, beneficiar a população sem que haja prejuízos ambientais. Isso impacta de forma positiva na saúde da população, porque menos poluição é menos risco de doenças”, explica Claudemir Andrade.
As redes de esgoto e drenagem também estão entre as principais obras da prefeitura dentro do Prourbis. O bairro já possui mais de 80% do serviço de esgoto concluído, enquanto o novo sistema de drenagem de águas pluviais, em instalação, está quase pronto, com 90% da obra. Essas águas também serão escoadas diretamente para a ETE.
Fonte: Semcom