Ministro do STF autoriza inquéritos na Zelotes para investigar Jucá e mais 3

STF autoriza mais um inquérito na coleção do senador Romero Jucá

 

STF autoriza mais um inquérito na coleção do senador Romero Jucá
STF autoriza mais um inquérito na coleção do senador Romero Jucá

Brasilia – O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de dois inquéritos na Operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal.

Um dos inquéritos vai investigar o senador José Pimentel (PT-CE). O segundo inquérito vai investigar o líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e os deputados federais Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE). Os quatro parlamentares serão investigados por corrupção passiva e prevaricação.

Destes, apenas Jucá já era investigado em outro inquérito da Zelotes, junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os outros três ainda não eram alvos de apuração da Zelotes.

Com o novo inquérito, Romero Jucá passa a responder a oito inquéritos no STF, sendo dois da Operação Lava Jato e um sobre fraudes na construção da Usina de Belo Monte.

A Operação Zelotes apura beneficiamento de empresas no Carf. Os parlamentares, segundo as investigações, teriam atuado em mudanças em medida provisória em troca de benefícios.

O que disseram os parlamentares

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o senador Romero Jucá negou ter recebido recursos para atuar em benefício de empresas julgadas pelo Carf. Veja a nota:

“O senador Romero Jucá nega que tenha recebido recursos para beneficiar empresas por meio de medidas provisórias. Em relação a uma acusação específica, o senador anunciou em plenário o veto a uma emenda que supostamente teria sido comprada. Em outra, o próprio acusador do senador já desmentiu a informação e disse que não pagou nenhum valor ao senador”.

Procurado pela reportagem o deputado Alfredo Kaefer disse que está “tranquilo” porque não fez “absolutamente nada errado”. Ele contou que “imagina” que o inquérito se refira a uma emenda apresentada por ele a uma medida provisória que iria beneficiar “todas as multinacionais” e teria despertado o interesse do empresário André Gerdau.

“O André Gerdau fez uma troca de e-mails com o [Romero] Jucá e recomendou que fosse acatada a minha emenda. Não passou disso. O que aconteceu também foi que um contador da Gerdau, vendo a minha emenda numa MP, passou no meu gabinete e pegou um cartão do meu assessor”, justificou.

E completou: “Quando a PF fez batida na casa do André Gerdau, encontraram o cartão do meu gabinete e aí essa indicação que o André fez para o Jucá falando da minha emenda, ensejou uma certa desconfiança de que fiz isso querendo algum benefício”. Kaefer negou ainda conhecer André Gerdau pessoalmente, mas admitiu que conhece o pai dele, Jorge Gerdau, mas de “encontros aleatórios”.

A assessoria de José Pimentel divulgou a seguinte nota: “Em relação à notícia de que o ministro Ricardo Lewandowski autorizou abertura de inquérito na operação Zelotes, o senador José Pimentel declara o seguinte: ‘Não fui notificado sobre os fatos que embasaram a decisão do ministro Lewandowski. O que posso dizer, mesmo sem saber do seu conteúdo, é que nunca pratiquei ato ilegal, nem recebi qualquer vantagem indevida no exercício da atividade parlamentar'”.

A assessoria de Jorge Côrte Real, por sua vez, informou que o deputado “se manifesta surpreso com a inclusão de seu nome no inquérito”. “Sua vinculação com o fato se dá em razão de Emenda apresentada à Medida Provisória 627/13, transformada na Lei Ordinária 12973/14, em que retificava uma impropriedade técnico jurídica em relação ao prazo para a adesão ao REFIS, proposto pelo Poder Executivo, uma vez que na forma da redação originaria o prazo de opção já estaria vencido quando transformada em lei. […] Quando tomar conhecimento do conteúdo do inquérito, o deputado Jorge Côrte Real estará à disposição para prestar os esclarecimentos, e certo de sua exclusão do processo”.

Amazonianarede-Sistema Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.