Melo destaca uso da quadra da Alvorada para projetos de esporte, cultura e lazer

Quadra era sonho antigo da comunidade
Quadra era sonho antigo da comunidade

Manaus – O governador José Melo participou, na noite desta quarta-feira, 16 de abril, da inauguração da nova quadra de ensaios da Escola de Samba Grêmio Recreativo Unidos do Alvorada, na rua Projetada, nº 1, esquina com o Prosamim do bairro do Alvorada, na zona oeste de Manaus, e destacou a importância da obra para a comunidade.
“Nós estamos muito felizes. Hoje inauguramos um grande galpão, que será o berço do samba, mas aqui também vão se desenvolver atividades de esporte, lazer e cultura. Várias crianças e jovens do Alvorada terão oportunidade de desenvolver suas aptidões”, destacou.

O governador fez questão de ressaltar, ainda, que a ideia de construção da quadra da escola de samba do Alvorada ganhou um forte apoio do ex-governador Omar Aziz. Ele adiantou também que outras agremiações também terão seus galpões reformados com o apoio do Governo do Estado.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Sildomar Abtibol, além de secretários de Estado, vereadores e membros da diretoria da Unidos do Alvorada. Segundo o fundador do grêmio recreativo, Joacy Castelo, a inauguração da quadra é a realização de um sonho antigo da comunidade e uma forma de valorizar os moradores do bairro. “Antigamente, as pessoas tinham vergonha de dizer que eram do Alvorada e hoje isso mudou. Hoje estamos com sentimento de sonho finalmente realizado”.

De acordo Joacy, na nova sede, agora mais confortável, vão ser oferecidas atividades esportivas e culturais que vão desde o futebol de campo e de salão até o samba e o pagode. Na área social, além de cursos profissionalizantes para jovens e adultos, a escola também disponibiliza para o bairro do Alvorada e comunidades vizinhas, o Projeto Tocando na Escola, a Academia da Terceira Idade e o Prato Cidadão, dentre outras atividades.

Investimento e estrutura – Com investimentos de R$ 3.059.613,38 – fruto de convênio firmado entre o Governo do Amazonas, envolvendo as Secretarias de Estado da Cultura e de Infraestrutura (Seinfra) e a Unidos do Alvorada Esporte Clube, o galpão que passa a sediar a sede e quadra de ensaios da escola, tem agora uma área construída de 2.369,84m².

A nova sede contempla, dentre outros itens, uma quadra, cinco salas de aula, uma secretaria, palco com camarotes para eventos, 16 camarotes laterais, duas lojas para souvenires, além de cozinha e lanchonete. Na área externa há espaço para estacionamento para 50 veículos.

Histórico – Fundada em 1995, no conhecido Lanche do Jacaré, a ideia de criação da Unidos do Alvorada surgiu ainda em 1981 por um grupo de amigos (dentre eles Jacaré, Roberval, Nozinho, Sidney e José Carlos) do então União Força Jovem, time de futebol que disputava os campeonatos amadores.

O Força Jovem passou a se chamar Unidos do Alvorada e a partir dele surgiu a Banda do Jacaré. Com o crescimento desta banda e a chegada de novos adeptos e admiradores optou-se pela fundação da escola, que mesmo sendo a caçula do samba de Manaus, já está no grupo especial e já obteve um vice-campeonato em 2013 com o enredo “A Beleza Está Nos Olhos de Quem Vê”. Em 2014, homenageou no Carnaval um ilustre antigo morador do bairro, o lutador de UFC, José Aldo.

Foto: Roberto Carlos – Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.