Manaus – Nesta terça-feira, 29 de julho, às 20h, o Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul) recebe o show de Duo Assad, considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes duo de violões de todo o mundo. O show, que é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Amazonas, Petrobras e BB DVTM, terá abertura especial da Orquestra de Violões do Amazonas.
“Este evento é um grande marco para a cultura violonística do Estado, já que os irmãos Odair e Sérgio Assad são a principal referência atual para alunos e amantes da arte do violão”, afirmou Davi Nunes, maestro da Orquestra de Violões do Amazonas.
No show de abertura, a Orquestra de Violões do Amazonas vai apresentar as peças “Brasileirinha”, de Adamo Prince; “Corrente”, de Rudá Brauns; e a Suíte Popular Brasileira “Gavota-Choro”, de Heitor Villa-Lobos.
Masterclasses
Além do show, a dupla está realizando em Manaus outras atividades, como as masterclasses, atividade em que compartilha suas técnicas com alunos de violão do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (LAOCS) em aulas realizadas no Centro Cultural Palácio da Justiça. A última aula acontece às 11h desta terça-feira, é aberta ao público e tem limitação de 60 vagas.
No ano passado, o Duo Assad percorreu seis cidades brasileiras, sendo grande sucesso de público em todas as apresentações. Ainda durante a turnê brasileira 2014, os irmãos se apresentarão em Campinas, Campo Grande, Niterói, entre outras cidades.
Repertório
O programa do Duo Assad cobre mais de três séculos de música criada especialmente para o violão ou adaptada para dois violões, apresentando grandes compositores como Fernando Sor, Rameau, Gnatalli e Egberto Gismonti e encerrando com Tahhiia li Ossoulina, de Sergio Assad, ganhadora do Grammy Latino de composição de 2008. A obra “Fantasia opus 54″, de Fernando Sor, é um de seus duetos mais executados por duos de violão atualmente. As peças de Jean Philippe Rameau são transcrições feitas por Sergio Assad.
Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas.
Fonte: Agecom – Foto: Beto Figueiroa