Médico Pedro Elias vai assumir a Secretaria de Saúde do Amazonas

Pedro Elias, será o novo titular da Susam
Pedro Elias, será o novo titular da Susam
Pedro Elias, será o novo titular da Susam

Amazonas – O médico cirurgião-geral Pedro Elias de Souza, atualmente diretor da Fundação do Coração Francisca Mendes, será o novo secretário de Estado de Saúde do Governo do Amazonas. A escolha foi anunciada nesta quarta-feira, 24 de junho, pelo governador José Melo. Pedro Elias assume o comando da Susam a partir do dia 1º de julho de 2015 substituindo o atual secretário, o médico Wilson Alecrim.

A escolha para o novo nome para administrar a pasta de saúde seguiu critérios técnicos, segundo o governador. “Pedro Elias administra o Francisca Mendes com muita competência e dedicação. É um médico conceituado entre os colegas e os profissionais de saúde. E para esse momento delicado que estamos passando, adequando recursos da Secretaria de Saúde e precisamos de alguém com o perfil dele”, disse José Melo.

Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Pedro Elias estava à frente do Hospital Francisca Mendes há oito anos. Nesse período, a instituição obteve avanços significativos na melhoria de serviços cardiológicos, tornando-se unidade de referência no tratamento e iniciando os preparativos para a realização de transplantes de coração. Durante sua gestão, o Francisca Mendes avançou do status de Hospital Universitário para Fundação do Coração, o que garantiu autonomia administrativa e a possibilidade de receber recursos de convênios direto do Ministério da Saúde.

O novo secretário elencou os desafios e os principais objetivos da gestão à frente da saúde no Amazonas, afirmando que a prioridade é melhorar a qualidade no atendimento. À frente da Susam, administrará o segundo maior orçamento do Governo do Estado, com previsão de recursos da ordem de R$ 2,17 bilhões. Após reunião com o governador, Pedro Elias iniciou o processo de transição para assumir a pasta de saúde. “Queremos otimizar os processos que existem na secretaria, mantendo a qualidade de atendimento aos usuários. Dentro da nossa realidade, melhorar o atendimento e ampliar a rede. O governador foi eleito com a proposta que apresentou a população e vamos colocar em prática esses projetos na saúde”, destacou.

Pedro Elias é coordenador no Amazonas do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, membro da Câmara Técnica de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica. Em seu histórico profissional, o novo secretário tem experiência como presidente do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas.

Amazonianar3de-Secom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.