Manaus viverá as emoções da Copa sem o Monotrilho: Obras devem começar em agosto

Manaus viverá as emoções de sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 sem o sonhado sistema de transporte de massa moderno e rápido, considerando que as obras do Monotrilho só deverão começar lá para o mês de agosto e a conclusão da obra deverá ocorrer em 40 meses, o ou seja, após a Copa do Mundo, com o custo previsto de R$ 1,4 bilhão.

Também é a partir de agosto que a Seinfra contará o prazo de 40 meses para que a obra seja concluída, portanto, não será usado durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

No momento, somente a prospecção e mapeamento do solo estão feitos. O serviço teve realização com georadar para identificar existência de tubulação de água, esgoto, gás natural, cabos telefônicos e linhas de fibra ótica.

A sondagem identificou, ainda, o tipo de solo onde as fundações serão assentadas, para que se dimensione a profundidade das estacas e o tipo de material a ser usado.

A Seinfra informou que o processo está em andamento na Avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, e que “estão bem adiantadas, praticamente na fase final”.

Estrutura

O monotrilho terá 20 quilômetros de extensão e deve reduzir o tempo de percurso entre a zona Leste e o Centro de Manaus a 25 minutos. O trajeto será da área que será chamada Eixo Norte-sul (desde o Centro de Manaus) até a zona Leste, no Terminal de Ônibus 4, no bairro Jorge Teixeira.

Com capacidade total para 900 passageiros, os vagões terão climatização e sistema de som e de combate a incêndio. A velocidade máxima do transporte será de 80 quilômetros por hora, embora sua velocidade de serviço, contando aceleração e frenagem entre uma estação e outra seja de 40 km/h.

As nove estações

– Praça 15 de Novembro, na igreja Matriz;
– Avenida Constantino Nery, onde funciona o Terminal de Ônibus 1;
– Entrada do bairro de São Jorge, em relação à Avenida Constantino Nery;
– Em frente à Arena da Amazônia, onde acontecerá, em 2014, os jogos da Copa do Mundo de Futebol;
– Na entrada do Conjunto Santos Dumont;
– Bairro Manoa;
– Bairro Cidade Nova;
– Bairro Francisca Mendes;
– Bairro Jorge Teixeira, próximo ao Terminal de Ônibus 5.(Amazonianarede – Rede Amazônica)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.