Manaus – A estrutura montada no Complexo Turístico da Ponta Negra chama a atenção pelo tamanho, cores e acabamento. Ela começou a ser erguida na madrugada deste sábado, 13 de dezembro, com apoio de um guindaste com capacidade para duzentas toneladas.
A árvore tem um apelo ecológico, no desenho e também na estrutura que é a mesma da ornamentação de 2013, seguindo a proposta deste ano da Prefeitura de Manaus de fazer este ano uma decoração de Natal totalmente sustentável. “É um natal chamado de ecologicamente correto. Com muitas estruturas sendo reaproveitadas, o que causa ganho financeiro para cidade. Mas nem por isso deixa de ser uma ornamentação bela e imponente, como vamos ver aqui na Ponta Negra” , afirmou Goreth Garcia Ribeiro, primeira-dama da cidade e coordenadora do grupo de trabalho responsável pela decoração natalina da capital.
Construída por artistas de Parintins, com a supervisão do renomado artista plástico Juarez Lima, a decoração do Complexo Turístico da Ponta Negra chama atenção pela beleza e, principalmente, pelo tamanho, mas sem esquecer as tradicionais cores natalinas. “Papais Noéis” fazem parte da obra, assim como caixas de presentes e bolas natalinas coloridas.
Além da Ponta Negra, as zonas Sul, no Amarelinho, bairro de Educandos; Leste, na Rotatória do Produtor, bairro Jorge Teixeira; Norte, na entrada da Avenida Max Teixeira; e Centro, no cruzamento das avenidas Sete de Setembro com Eduardo Ribeiro e Mercado Adolpho Lisboa, também receberão árvores natalinas. Os parques Cidade da Criança, dos Bilhares e Centro Social Urbano do Parque Dez estão recebendo decoração temática. As principais vias da capital estão iluminadas com ornatos em postes e luzes nas árvores naturais.
O espírito de Natal Sustentável também contagiou os artistas. “Estamos muito felizes de abordar esse tema (sustentabilidade). Devemos fazer um Natal lindo, limpo e enfeitado. Para evitar custos, estamos reaproveitando a estrutura da árvore do ano passado, mas com decoração nova. Trabalhamos muito com material sintético e reciclado, fazendo fusão. Aquele material que viraria lixo passa a ser uma material de decoração bonito na Ponta Negra”, explicou Juarez Lima.
Inclusão
O conceito de sustentabilidade não fica apenas no reaproveitamento de materiais da decoração de 2013, como as estruturas de ferros das árvores de natal e dos ornatos, mas inclui a utilização de resíduos recicláveis, em parceria com cooperativas de catadores de resíduos, além da colaboração de empresas de publicidade e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que doou banners da campanha eleitoral deste ano.
Esse material foi utilizado pela equipe de artesãos liderada pela artista Rosa dos Anjos, responsável pela confecção de três árvores natalinas e ainda por dez presépios grafitados feitos com lonas descartáveis e outros materiais alternativos. Camburões que foram encontrados no lixo foram transformados em velas gigantes, pneus que não poderiam mais ser usados, passaram a ser guirlandas de natal. Até guarda-chuvas viraram este ano, bolas de Natal.
Seis cooperativas de reciclagem estão trabalhando no preparo das árvores e dos enfeites natalinos. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e mostrar que todos nós temos que ter responsabilidade com o lixo que é gerado. Além de fomentarmos a atividade, estamos usando o conceito da economia criativa. Vai ficar um belo trabalho”, afirmou Rosa.
A Prefeitura de Manaus inaugura oficialmente a decoração natalina da cidade na noite deste domingo, 14, no Complexo Turístico da Ponta Negra.
Foto: Diego Caja
Reportagem: Mário Marinho