Manaus e a 5ª cidade no Brasil pagar indenizações por morte no trânsito este ano

Manaus e a 5ª cidade no Brasil pagar indenizações por morte no trânsito este ano

Manaus, AM – Cresceu o  percentual de pagamento de indenizações por mortes no trânsito na capital amazonense, que se aproxima muito dos 30 % de janeiro a outubro deste ano. Os pagamentos para famílias de beneficiários foram efetuados por meio do Seguro DPVAT, que cobre danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Manaus ficou entre as capitais brasileiras com maior número de indenizações pagas nesses dez meses do ano.

Segundo a Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, 348 indenizações por morte no trânsito foram pagas no Amazonas até outubro. No mesmo período de 2016 foram pagas 268 indenizações de mortes.

O volume de indenizações por morte do Amazonas em 2017 já representa 11,86% dos 2.933 benefícios por morte de toda Região Norte.

Invalidez

Ao todo, 2.933 indenizações por invalidez permanente foram pagas no estado de janeiro a outubro de 2017. Enquanto no mesmo período no ano passado foram repassados os pagamentos para 2.853 beneficiários. Um aumento de 2,80% entre os períodos. O quantitativo de indenizações do acumulado de 2017 corresponde a 12,46% das 23.529 indenizações dos estados do Norte do país.

Para pagamentos de reembolso de despesas médicas e hospitalares o Seguro DPVAT efetuou 207 pagamentos de indenizações no Amazonas até outubro deste ano. Foram 61,72% a mais de volume de indenizações nesse segmento. Nos dez primeiros meses de 2016 foram repassadas somente 128 indenizações para despesas médicas e hospitalares no estado.

Manaus foi a quinta cidade com maior número de indenizações pagas por acidentes de trânsito nesses dez meses do ano. O ranking é formado ainda por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Recife e Salvador.

No país

O volume de indenizações pago pela Seguradora Líder, entre janeiro e outubro de 2017, foi 8% menor que no mesmo período do ano anterior, totalizando 325.638 mil demandas atendidas. Quando avaliada somente a natureza indenizada, o dado alarmante está nas indenizações por morte, que cresceram 27% em relação ao mesmo período de 2016, atingindo 34.105 mil casos no país.

Na cobertura por invalidez permanente, total ou parcial, foram registrados 242.606 mil ocorrências. Embora representem o maior volume de indenizações pagas (75%) no período, esse montante foi 14% inferior ao registrado no mesmo intervalo de tempo do ano anterior.

Homens

A análise geral dos dados indica que as principais vítimas do trânsito brasileiro são homens (75%) e pessoas com idades entre 18 e 34 anos (49%). Em números absolutos, são 158.428 vítimas de acidentes de trânsito beneficiadas pela cobertura oferecida pelo seguro. O seguro garante para as vítimas a possibilidade de recomeçarem, depois do trauma de um acidente de trânsito e pagamento de despesas de vítimas fatais.

Os dados consolidados de janeiro a outubro de 2017 mantêm um padrão já registrado em levantamentos anteriores, com os acidentes com motocicletas liderando o volume de indenizações (74%), apesar de representarem apenas 27% da frota nacional.

No período, residentes no Nordeste foram, percentualmente, os que mais receberam indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (32%). A frota de veículos da região é a 3ª maior do país (17%), sendo superada por Sudeste (49%) e Sul (20%).

No site da seguradora estão disponíveis para o cidadão diversas informações sobre como ter acesso ao Seguro DPVAT.

Amazomnianarde-Rede Amazonica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.