Mais um falso dentista é flagrado pelo CRO-AM atendendo em clínica na Zona Norte

20-12falsoManaus – Durante fiscalização de rotina, o Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM) flagrou, nesta sexta-feira, dia 19, mais um falso dentista que estava atuando em Manaus, na zona Norte. Ele atendia em uma clinica particular na Rua 3, no bairro Amazonino Mendes.

De acordo com o coordenador do setor de Fiscalização do CRO-AM, o cirurgião-dentista Maurício Ferreira, o falso dentista Raimundo Alves se identificava como Dr. Guilherme e estava atendendo pacientes quando os fiscais chegaram ao estabelecimento. “Os fiscais solicitaram o registro profissional dele e ele disse que era acadêmico e que tinha registro no conselho, o que não é verdade, pois para exercer a profissão de cirurgião dentista, tem que diplomado por instituição de ensino reconhecido e já possuir registro no conselho regional de odontologia. E por não preencher esse requisito o mesmo foi enquadrado por exercício ilegal da profissão”, disse Mauricio.

Com apoio de policiais militares da 27º Companhia Interativa Comunitária (27º Cicom) da Polícia Militar, Raimundo foi conduzido para o 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. “Nesta ação, conseguimos tirar mais um falso profissional que o CRO-AM que estava atendendo sem formação em Odontologia, o que consideramos um risco muito grande à saúde dos pacientes”, disse.

Nos últimos meses, Dr. Maurício destacou que o CRO-AM tem intensificado a fiscalização aos falsos dentistas. No mês passado, o CRO-AM também flagrou um falso dentista que atuava em um consultório clandestino e também utilizava registro profissional de um cirurgião-dentista já falecido de Minas Gerais. A ação foi realizada após denúncias sobre a prática ilegal.

Ele ressaltou a importância das pessoas que precisam dos serviços de um cirurgião-dentista confirmar de fato o profissional tem formação e é registrado no Conselho Regional, como determina a legislação. “Antes de fazer qualquer procedimento, o paciente deve confirmar se de fato, o profissional que ela está procurando tem a formação, pois somente isso pode garantir um atendimento correto e sem riscos à saúde”, disse.

A população também pode ajudar no combate aos falsos dentistas denunciando para o conselho e ainda para os órgãos de polícia, já que o exercício ilegal da profissão é um crime previsto no Código Penal Brasileiro (CPB). O CRO Amazonas possui sede na Rua Silva Ramos, nº 71, no Centro de Manaus. As denúncias podem também ser feitas pelo 0800 284 1380 e pelo telefone 3131-2200.

Fonte: Ascom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.