Mais de 500 presidiários da capital e interior participarão do Enem

Presidiários peparados para o Enem

 

Presidiários peparados para o Enem
Presidiários preparados para o Enem

Manaus, AM – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade (PPL), que aconteceria nos dias 6 e 7 de dezembro, tem uma nova data.

A prova será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro (terça e quarta-feira), com início às 11h30, nas unidades prisionais.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), através da Escola de Administração Penitenciária (Esap), realizou a inscrição de 598 internos que irão fazer o exame em 2016. O número de inscrito desse ano superou o total de participantes em 2015.

Esse ano, foram inscritos 420 internos da capital e 178 do interior, totalizando 598 pessoas privadas de liberdade.

Da capital, participam internos do Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF), Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) regime fechado e semiaberto, Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF).

Do interior, participam internos das unidades prisionais dos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Maués, Tabatinga e Tefé.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Pedro Florencio, destaca o número de inscritos, que desde 2012 quando o Amazonas começou a inscrever internos para o exame, vem aumentando em cada edição. “A evolução de inscritos mostra que estamos no caminho certo.

A educação tem esse poder de mudar a vida das pessoas, e o Enem é uma ferramenta aliada ao processo de reintegração social.

Dependendo do desempenho na prova, o interno terá a oportunidade de concluir o ensino médio, ingressar em uma universidade, ter uma formação acadêmica e isso abre portas para a vida lá fora. Vejo isso como uma das principais ações da nossa gestão, na busca de resgatar a dignidade e cidadania dos presos custodiados no Amazonas”, afirmou o secretário.

No primeiro dia, os candidatos vão realizar as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, serão avaliados os conhecimentos em redação, matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), com duração total de 5 horas e 30 minutos. 

Preparação

Em algumas unidades, a preparação para as provas do Enem estão estimulando os internos a reservarem algumas horas do dia para os estudos.

No Compaj do regime fechado um grupo de 40 internos participam do “Projeto Bambu”, implantado pela Seap em parceria com a empresa Umanizzare Gestão Prisional. Os internos recebem aulas diariamente com os conteúdos dos dois dias de prova.

A partir de segunda-feira (28) as internas da Unidade Prisional Semiaberto (UPSF) vão participar das aulas preparatórias que se estendem até o dia 5 de dezembro.

A programação conta com palestra sobre o Enem, teste vocacional, aulas de matemática, português, inglês, geografia, história, física, química, biologia e um simulado. Todas as aulas preparatórias serão ministradas por professores do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Amaznianarede-RT

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.