Mais de 50 idosos participam de Exposição de Plantas Medicinais no PMI

Manaus – Mais de 50 idosos que participam da Oficina da Memória do Parque Municipal do Idoso (PMI) realizam, de 24 a 26 de julho, uma exposição sobre plantas medicinais.

O trabalho é coordenado pelo grupo de psicologia do PMI e acontece, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do Parque, na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

A exposição conta com 25 plantas medicinais, sendo 15 expostas pela parte da manhã e as outras dez pelo período da tarde. Durante os três dias do evento, os participantes da Oficina da Memória do PMI vão falar sobre indicações medicamentosas, o preparo e o modo de usar as medicações naturais. Entre as plantas expostas, há babosa, manjericão, hortelã, crajiru, alho, erva cidreira, canela, quebra-pedra, copaíba, boldo e mastruz.

A psicóloga do PMI, Karla Thainá Oliveira, explicou que trimestralmente a psicologia desenvolve atividades, como amostras e exposições, para estimular o despertar para o saber, a memória, a comunicação e a percepção dos usuários do Parque. “Eles são responsáveis por tudo que está exposto. Eles que fizeram as pesquisas sobre as plantas medicinais, confeccionaram os cartazes e lembrancinhas, nós só coordenamos”.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, destacou que atividades como esta fazem parte da preocupação da instituição em oferecer atividades voltadas para estimulação cognitiva e quem estejam aliadas a qualidade de vida. “O Parque Municipal do Idoso, hoje, é o maior elemento de promoção de qualidade de vida da terceira idade do município. Com trabalhos como estes, os usuários do Parque se sentem mais motivados, úteis, estimulam a autonomia e agregam conhecimento”.

As aposentadas Marlene Benarrós, 74, Beatriz Barbosa de Lima, 80, e Francisca Oliveira Amorim, 83, estão responsáveis por apresentar os benefícios do alho e disseram que aprenderam muito com as pesquisas. Dentre os benefícios descobertos estão: o combate ao estresse, ajuda a manter a pressão sanguínea, reduz riscos de câncer, contém vitaminas O e B6 e reduz triglicerídeos e o colesterol. “Antes, pensávamos no alho como bom tempero para as comidas e para cuidar da gripe. Agora, descobrimos que os benefícios vão muito além”, disse Marlene.

(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.