Mais de 2 mil frutos de abacaxi são colhidos em Barreirinha

(Reportagem: Paula Vieira)

Mais de dois mil frutos de abacaxi foram colhidos por agricultores familiares com apoio técnico do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), na última terça-feira (22), na Agrovila do Caraná, município de Barreirinha (distante a 331 quilômetros de Manaus).

O abacaxi, da variedade pérola, começou a ser produzido na Agrovila ano passado, onde 10 famílias foram contempladas com a linha de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) por meio do Banco da Amazônia, que financiou projetos voltados para a cultura.

De acordo com o técnico em agropecuária do IDAM/Barreirinha, Anderson Barros Serrão, responsável em prestar assistência técnica na região, os frutos colhidos já tem destino certo e já foram comercializados para a Prefeitura Municipal. “A produção irá fazer parte da alimentação escolar dos alunos da rede municipal”, disse.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agrovila do Caraná, Francismar Garcia, a colheita do abacaxi e o investimento na cultura foi uma forma de despertar nos comunitários o interesse em cultivar outras culturas. “O abacaxi foi um experimento que deu certo, e a produção já e comprometida com a merenda escolar, agora a expectativa é aumentar a área de 10 hectares de plantação do abacaxi para 20 hectares”, destacou.

As Escolas Municipais Hilma Dutra, Jardim Primavera e Nossa Senhora de Fátima foram algumas das instituições de ensino beneficiadas com o fruto do abacaxi.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.