Mais de 18 mil livros são distribuídos na Feira do Livro no Parque dos Bilhares

Mais de 18 mil livros são distribuídos na Feira do Livro no Parque dos Bilhares

Manaus, AM – A 5ª Feira de Livros, realizada neste sábado, 27/4, à tarde, reuniu um total de 18.205 livros arrecadados ao longo de quatro meses de campanha de coleta. Uma arrecadação recorde, em relação aos anos anteriores.

O evento é promovido pela Prefeitura de Manuas, e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A doação aconteceu em meio a uma programação cultural que reuniu teatro, poesia, oficinas de desenho e pintura, orientação sobre trânsito, saúde bucal e gastronomia. Este ano, pela primeira vez a distribuição ocorreu com a participação de 50 voluntários do movimento da Renovação Carismática Católica (RCC).

Madrinha doo evento

Madrinha do evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, comemorou o resultado da campanha e destacou o sentido solidário da iniciativa.

“A sociedade demonstra com essa participação tão expressiva que o povo teve essa solidariedade para com o próximo e o maior incentivador desse trabalho é o prefeito Arthur Virgílio Neto, que ama leitura e reconhece a importância dos livros na vida das pessoas”, destacou a primeira-dama.

Acervo pessoal do Arthur

Mais de 100 livros do acervo pessoal do prefeito Arthur Neto foram doados no evento. A primeira-dama destacou o esforço desencadeado pela Prefeitura de Manaus e os parceiros para a realização da feira. “Parabenizo a todos, servidores, voluntários, parceiros. Não vencemos sozinhos e a principal mensagem que podemos deixar para a sociedade aqui é a de fazer entender a importância do livro e que a leitura transforma”, afirmou, agradecendo a presença de todos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressaltou que a Feira de Livros chega à quinta edição este ano como uma iniciativa incorporada ao calendário de eventos da cidade de Manaus.

“Chegamos à quinta edição com uma arrecadação de mais de 18 mil títulos e vendo que a sociedade assimilou a nossa mensagem. Duplicamos a nossa própria meta e o grande mérito desse recorde é do cidadão, que está entendendo o item reaproveitamento, um dos mais importantes da sustentabilidade”, salientou o secretário Antonio Nelson. O evento contou com sorteios de brindes.

O filósofo Miguel Simões, um dos presentes à feira, ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura de Manaus. “Meu interesse pela leitura começou desde pequeno e tive a oportunidade de crescer num ambiente que valorizava a aquisição de conhecimento. E esse tipo de evento é importante porque, além do conhecimento e levar às pessoas a conhecerem lugares, a leitura permite a capacidade de transformar a visão que temos de nós mesmos e do mundo”, afirmou.

Programação

A programação cultural teve início com a apresentação da fanfarra da Escola Estadual Petrônio Portela, do Dom Pedro, zona Oeste. Na sequência, foram apresentadas danças pelas alunas da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, e duas peças infantis – “A Galinha D’Angola” e “O Rato” – encenadas pelo grupo de teatro do Parque Cidade da Criança.

O evento contou também com gastronomia, oficinas de marcador de texto, cineminha e bibliotecas móveis do Serviço Social do Comércio (Sesc-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A equipe de educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) fez a distribuição de material informativo e as faculdades Estácio do Amazonas e Uninorte levaram serviços de orientação em saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) repassou informações sobre a prevenção ao vírus H1N1. Durante a feira, o escritor, dramaturgo e músico Alessandro Saraiva fez o pré-lançamento do livro infantil “Pepeu, o menino que não sabia ler”.

Amazoninarede- Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.