Mais 20 famílias ganham novas oportunidades de vida

Manaus – Alagamentos, inundações no meio da noite, esgotos a céu aberto, barracos de madeira em péssimas condições, ruas tomadas pelo barro, pelo mato e animais peçonhentos.

Esta dura realidade ficou no passado para mais 20 famílias do Jorge Teixeira, que foram removidas das áreas de risco onde moravam para novas residências de acordo com o planejamento estabelecido pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), da Prefeitura de Manaus.

A partir de agora, e pelos próximos meses, até que sejam transferidas em definitivo para suas próprias casas nos conjuntos residenciais, elas estarão sob guarda e proteção do aluguel social que irá custear as despesas com as moradias. Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, as novas casas começarão a ser entregues a partir do dia 24 de outubro, no aniversário de Manaus.

“Não tenho palavras para descrever o que isso significa e o quanto estou feliz. Na minha antiga casa, não tinha nem banheiro”, disse emocionado o autônomo Raimundo Alves Cordeiro, que trocou uma palafita de madeira às margens do igarapé por um novo endereço, de alvenaria e com dois cômodos, banheiro e cozinha.

Outra característica importante do projeto de retirada das famílias de áreas de risco é que elas permanecem no próprio bairro, mantendo assim os vínculos históricos, familiares e de amizade que já existem na comunidade.

“Por determinação do prefeito Arthur, estamos transformando e melhorando a qualidade de vida da população, respeitando suas individualidades e preferências”, acrescentou o coordenador executivo do Prourbis, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade ao explicar que as novas residências foram escolhidas pelos próprios beneficiários com auxílio da equipe de atendimento social do programa.

Outro benefício da ação é que os recursos destinados para o pagamento dos aluguéis fica no próprio bairro, movimentando e gerando renda dentro da própria comunidade.

Foto: Assessoria/Prourbis 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.