Loja Maçônica de Boca do Acre comemora 80 anos

Amazonianarede – Portal do Purus

Boca do Acre – A comemoração dos 80 anos da Gr. Bem. Loj. Simb. Sentinela da Ordem Nº 18 aconteceu na noite do último sábado (23), no salão de eventos da mesma.

Uma noite especial de homenagens, com entrega de certificados, medalhas e troféus.

Personalidades importantes de dentro da instituição marcaram presença no evento, vindas do Acre e da capital amazonense. Além de amigos e familiares, estiveram presentes o Prefeito de Boca do Acre Antônio Iran Lima, Vice-prefeito Alysson Lima e o Capitão-Tenente Benedito Ferreira de Farias.

As homenagens tiveram como objetivo lembrar nomes importantes que já contribuíram com os trabalhos da instituição ao longo dos 80 anos. Dentre eles, o falecido Arnoldo Brasil Muniz, foi lembrado e homenageado, a esposa recebeu um certificado.

Após o cerimonial de entrega das homenagens, os convidados participaram de um jantar especial.

História

A história da Loja começa no ano de 1932, quando o Ser.’. Grão-Mestre, o Pod.’. Ir.’. Desembargador Hamilton Mourão, vendo a necessidade de expandir os trabalhos da maçonaria no Amazonas, resolve fundar uma Loja Maçônica na cidade de Santa Maria de Boca do Acre, pois até então, na calha do rio Purus, só existia Maçonaria nos municípios de Canutama e Lábrea.

O Grão-Mestre determina que o Ir.’. Atílio Candido Nery formasse uma comissão com iir.’. daqueles municípios e fosse até a cidade de Santa Maria de Boca do Acre e lá fundasse uma nova Loja Maçônica.

Atendendo a determinação do Ser.’. Grão-Mestre, o Ir.’. Atílio Nery e comissão cumpriram o que lhes foi determinado e, no dia 15 de fevereiro do ano de mil novecentos e trinta e três fundaram a Aug.’. e Resp.’. Loj.’. Simbólica SENTINLA DA ORDEM Nº 18. Que funcionou, em sua primeira sessão, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, cedido previamente pelo Exmo. Sr. Prefeito municipal.

Algum tempo depois, passou a funcionar num antigo prédio, onde hoje é o Hotel Fortaleza, depois funcionou na Av. Getúlio Vargas, onde hoje é a Casa da Castanha, e finalmente, na Av. Amazonas onde construiu seu Templo próprio e funciona orgulhosamente até hoje.

No dia 23 de agosto de 1980 foi Elevada a Ben.’. Loja Simbólica e no dia 27 de abril de 1983 foi Exaltada à Gr.’. Ben.’. Loja Simbólica.

A Loja funciona nos graus de Apr.’., Comp.’. e M.’. M.’.. Atualmente com a presença dos Iir.’. Heverton Moura Pinheiro, Isney Queirós do Nascimento, Oscar Mendes Junior, Raimundo Charles da Silva Lima e Thiago Sales de Araújo funciona no grau de Comp.’. M.’..

O que a Maçonaria fez nesses oitenta anos de história? A Maçonaria parte do princípio de que: “ A mão esquerda não veja o que a direita faz”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.