Livro fomentado pela Fapeam retrata trajetória de Arthur Cézar Ferreira Reis

Arthur Reis
Arthur Reis

azonas Um livro produzido com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pelo pesquisador Hélio Dantas, retrata a trajetória do historiador amazonense, Arthur Cézar Ferreira Reis, que, ao longo de quase nove décadas, exerceu uma considerável atuação como historiador, professor, político e homem público

A obra intitulada ‘Arthur Cézar Ferreira Reis: Trajetória Intelectual e Escrita da História’ é fruto da dissertação de mestrado ‘Colonização e Civilização na Amazônia: Escrita da História e Construção do Regional na obra de Arthur Reis (1931-1966)’ desenvolvida pelo pesquisador Hélio Dantas.

O livro, segundo ele, é uma obra de historiografia brasileira que faz uma análise da trajetória e produção intelectual do historiador amazonense que nasceu no início do século XX.

Mestre em História, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dantas explicou que a obra faz um mapeamento da trajetória do historiador como os lugares que ele atuou, os cargos ocupados, as vinculações políticas, origens familiares e uma análise específica dos livros publicadas por Arthur Cézar Ferreira Reis.

“É uma história do Arthur Cezar Ferreira Reis, mas não nos moldes de uma biografia. Se trata de uma abordagem mais acadêmica sobre a trajetória da obra. Até os anos 1970, ele era a única referência na área, de forma que, até hoje, ele é reconhecido com um dos grandes historiadores que se preocupou em discutir e em trabalhar a história da Amazônia, principalmente a história colonial”, disse Dantas.

O livro possui 144 páginas, está dividido em três capítulos e é voltado para estudantes e profissionais da área de História, Ciências Sociais e aos interessados em conhecer mais sobre a história da Amazônia. Atualmente, o livro está disponível no site da Paco Editorial, que editou o livro, e em livrarias online.“Estamos resolvendo para a publicação estar disponível nas livrarias físicas de Manaus, em breve”, disse o pesquisador.

Investimentos

A obra contou com investimentos do Governo do Estado, por meio da Fapeam, através do Programa de Apoio a Publicação Científicas (Biblos), que apoia a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital, produto (resultado) de pesquisa científica conduzidos por profissionais e fomentados pela Fapeam ou agência de fomento nacional e internacional.

“O apoio da Fapeam foi imprescindível. Sem uma iniciativa como o Biblos talvez minha dissertação de Mestrado jamais ganhasse divulgação no formato de livro. É muito importante que editais como esse continuem vindo à lume, afim de divulgar as constantes pesquisas em todas as áreas do saber levadas a cabo por pesquisadores do Amazonas”, disse o pesquisador.

Amazonianarede-Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.