
Manaus – Mais de 1 mil funcionários da limpeza pública começaram a semana nas ruas para realizar diversas modalidades de limpeza durante o primeiro e segundo turnos. As equipes se dividem entre varrição de ruas e avenidas, corte e poda de árvores, jardinagem, capinação, limpeza de igarapés e mutirão. A maior concentração de trabalhadores ocorre no Centro, que conta com mais de 500 servidores, e no mutirão de limpeza do Jorge Teixeira (2ª etapa), que mobiliza 174 homens.
O mutirão de limpeza do Jorge Teixeira, iniciado há 15 dias, envolve capinação, varrição, coleta de lixo pesado e remoção mecanizada. O trabalho é realizado com quatro pás carregadeiras e 20 caçambas.
De janeiro a junho de 2015 os mutirões de limpeza atenderam mais de 200 localidades em Manaus com o recolhimento de 87.462 toneladas de resíduos sólidos.
As atividades de implantação de jardins e jardinagem, que estão acontecendo na Avenida das Torres, Igarapé do Mestre Chico, na Avenida Álvaro Maia e no Passeio do Mindu contam com mais de 90 trabalhadores. A Avenida Torquato Tapajós, Praça Jardim Petrópolis e Igarapé do Franco recebem capinação.
“O serviço de implantação de jardins é muito importante, pois eleva a qualidade de vida do ambiente e valoriza a região ao redor. Além disso, torna a cidade mais agradável para o convívio de seus moradores. Na Avenida das Torres, com o mutirão da Semulsp, a extensão da via se tornou mais segura para a comunidade ao redor, que utiliza a área para exercícios e passeios”, destacou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.
Centro
Considerado uma área prioritária pela Prefeitura de Manaus, a região do Centro recebe uma equipe de 537 pessoas para realizar limpeza intensiva nas principais ruas e avenidas. A rua Barão de São Domingos e a Rua dos Barés, que sofreram inundação na cheia deste ano, estão passando por limpeza emergencial.

“Na medida em que as ruas que foram inundadas começam a reaparecer com a vazante, a Semulsp inicia a limpeza”, explicou Rebouças. Após a descida das águas, equipes entraram com raspagem do meio-fio, capinação e varrição.
Igarapés
Uma das modalidades mais caras, o serviço de limpeza de igarapés da prefeitura continua nessa segunda-feira, 3, com mais de 40 funcionários cobrindo os igarapés do São Raimundo (Manaus Moderna), Comunidade de Fátima – Livramento, bacia do São Jorge e igarapé do Nova Esperança. No acumulado deste ano já são 3.689 toneladas de resíduos sólidos retiradas dos igarapés e córregos de Manaus, uma média de 24 toneladas por dia.
Amazonianarede-Semcom