Liberado o retorno da Ponta Negra

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto liberou, na manhã desta terça-feira, 4, o retorno que fica localizado em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste.

A obra foi inaugurada no ano passado, mas acabou fechada por falhas no projeto de engenharia.

“Estamos fazendo várias intervenções que parecem pequenas, mas que são boas para o trânsito e boas para a cidade. Esse retorno era um problema que atormentava todo mundo e que agora vai desafogar o trânsito. Esse é um exemplo do que a gente quer para Manaus”, afirmou Arthur.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que realizou a obra de correção do retorno conforme as especificações determinadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os trabalhos duraram, aproximadamente, 50 dias e envolveram ainda a correção no declive da pista direita da via, que ficava alagada quando chovia.

“É um serviço para durar décadas, porque utilizamos 100 m3 de concreto usinado com armação dupla. Aqui poderão trafegar caçambas e outros veículos pesados sem que a estrutura sofra algum estrago”, destacou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Hissa Abrahão.

Além de asfalto, o trecho recebeu serviços de ferragem e concretagem. Após o recapeamento final, o retorno ainda foi totalmente pavimentado com solo de cimento e brita graduada. A Seminf executou ainda 600 metros de drenagem profunda no local, usando tubulações de um metro de diâmetro e construindo sarjetas.

Verão

Durante a reabertura do retorno do CMA, o prefeito Arthur Neto informou que a partir do segundo semestre começam as obras de recapeamento em toda cidade. Serão R$ 300 milhões de investimentos da Prefeitura e mais R$ 150 milhões do Governo Federal.

Estão previstos 55 quilômetros de recapeamento, em parceria com o Governo do Estado e Exército Brasileiro, nos principais corredores viários, como as avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Autaz Mirim, Alameda Cosme Ferreira, Avenida Humberto Calderaro Filho (Paraíba), André Araújo, Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels.

“Ainda esta semana ligarei para a presidente Dilma Rousseff para dizer que estamos esperando a liberação do recurso que nos prometeu. Caso não ocorra, faremos parceria com bancos privados para que nesse Verão a cidade de Manaus já tenha outra aparência”, finalizou o prefeito.

Reportagem: Alita Menezes / Foto: Arlesson Sicsú e Tácio Melo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.