Lafayette Jr toma posse como desembargador

Amazonianarede – TJAM

Manaus – Lafayette Carneiro Vieira Júnior tomou posse no cargo de desembargador nesta quinta feira(14), durante solenidade realizada no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A saudação ao novo desembargador foi proferida pela desembargadora Carla Maria dos Santos Reis, que durante seu discurso falou da brilhante carreira do magistrado. “Ele mostra quem é não só pela competência e responsabilidade profissional, mas também especialmente pelo afeto e disponibilidade junto a sua família, por sua delicadeza com as pessoas pelo seu desprendimento e bom humor. Mas o seu êxito profissional não foi obtido sozinho, cito sua exemplar formação familiar desenvolvida desde a infância pelo seus pais”, destacou a desembargadora.

Lafayette Carneiro Vieira Júnior é filho do desembargador aposentado Lafayette Carneiro Vieira, que na ocasião aproveitou para registrar uma homenagem ao filho que seguiu o mesmo caminho do pai. “Um dia glorioso, para minha vida e dos meus familiares. Ele chegou onde eu cheguei e eu estou muito feliz; é um sonho realizado de qualquer pai ver seus filhos seguindo os mesmos passos”, acrescentou emocionado o desembargador aposentado.

O juiz titular 8ª Vara do Juizado Especial Cível, Marcelo Manoel da Costa Vieira, irmão do desembargador, também esteve presente na solenidade e falou da alegria em ver mais essa conquista para a família. “É gratificante acompanhar esse momento tão importante na carreira dele. Para nós que acompanhamos a trajetória dele, é uma conquista para toda a família e fico mais feliz de os nossos pais estarem vivos para prestigiar esse momento”, disse o juiz.

Em seu discurso de posse o desembargador Lafayette agradeceu ao apoio prestado pela família: pais, filhos e a esposa que esteve ao seu lado acompanhando os momentos de dedicação à carreira. “Um dia de agradecimento. É hora de agradecer a minha querida mãe, Maria da Graça da Costa Vieira: a ela devo o dom da vida e ao meu pai a minha formação. Agradeço a eles por criarem todas as condições para eu estar aqui, e a minha esposa, que caminha comigo há 15 anos nos momentos tristes e felizes da minha vida”, destacou o desembargador.

Além de familiares, estiveram presentes na solenidade de posse o presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, e outros 17 desembargadores que compõem a Corte do Tribunal, servidores e autoridades como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o governador em exercício, José Melo, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, o superintendente da Polícia Federal, Sérgio Fontes e demais membros da sociedade civil.

Lafayette Carneiro Vieira Júnior passa a ocupar a vaga de Luiz Wilson Barroso, que se aposentou em fevereiro deste ano. Ele foi nomeado recentemente pelo presidente do Tribunal, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, para ser o coordenador do Judiciário amazonense na Copa das Confederações Fifa-2013 e Copa do Mundo Fifa-2014. Após 23 anos na magistratura, atinge o cargo de desembargador.

Na magistratura, julgou casos de grande repercussão na capital, como o processo envolvendo policiais civis acusados de extorsão, em 2011; o cartel dos postos de combustíveis, em 1992; o concurso da Secretaria Municipal de Saúde, em 2012, dentre outros. No ano passado, o magistrado, por ser o mais antigo juiz, assumiu a Prefeitura Municipal de Manaus em três ocasiões, durante a ausência do ex-prefeito Amazonino Mendes, ficando à frente do Município num total de 15 dias.

O seu perfil profissional sempre o colocou em Varas da área Cível. Estava como juiz titular da 15ª Vara Cível, foi juiz eleitoral, respondeu pela Comarca de Urucurituba e ainda pelas Varas da Fazenda Pública Municipal e de Crimes contra o Idoso e Adolescentes da Comarca de Manaus, onde há um grande número de processos relacionados à pedofilia. Lafayette ingressou no TJAM em 1989, por meio de concurso público.

Texto – Deborah Azevedo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.