Laboratório da Policlínica Codajás é certificado pela SBAC

Amazonianarede – Anderson Vasconcelos

Manaus – O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Policlínica Codajás, do Governo do Estado, recebeu, nesta sexta-feira (15), certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), concedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Esta foi a primeira avaliação de controle externo pela qual passou o LAC da Policlínica Codajás. O selo é uma referência de garantia de qualidade, necessário a todo laboratório clínico moderno.

De acordo com dados do PNCQ, foram avaliados 3.395 laboratórios, em 2012. Somente 93 em todo o território nacional, sendo quatro no Amazonas, receberam o conceito “bom”, entre eles o LAC da Policlínica Codajás. “Conforme as normas do Programa, só têm direito ao recebimento do Certificado Anual de Excelência e aos Selos de Qualidade os laboratórios que em sua avaliação anual obtiverem as classificações ‘excelente’ ou ‘boa’, consideradas satisfatórias”, explicou o coordenador do PNCQ, Dr. José Abol Corrêa.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que o resultado demonstra o esforço que vem sendo feito pelo Governo do Estado em investir pesado na infraestrutura e na qualificação de recursos humanos na área da saúde. O diretor geral da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu, também ressalta os investimentos realizados e frisa que a certificação acompanha o processo de busca permanente pela excelência no atendimento, que vem sendo adotado na unidade. A Policlínica Codajás já tem a certificação pela norma ISO 9.001/2008. “A avaliação da SBAC vem consolidar aquilo que nós temos priorizado, que é assegurar a qualidade necessária dos serviços que prestamos aos nossos usuários”, afirmou Shimizu, acrescentando que a conceituação específica do LAC também é fruto do empenho da equipe do laboratório.

Segundo a chefe do LAC, Marilene Correa, a certificação garante segurança aos usuários da rede estadual de saúde que utilizam os serviços da Policlínica Codajás. “O Laboratório está na linha certa de examinação, executando as técnicas corretas e fazendo as análises adequadas. Nosso desejo é chegar ao máximo de proficiência e de exatidão”, destacou.

A avaliação de controle externo da qualidade, buscada pelo LAC da Policlínica Codajás, atende ainda à obrigação descrita na RDC 302 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 13 de outubro de 2005, que dispõe sobre o regulamento técnico do funcionamento de laboratório clínico. A norma é aplicável a todos os serviços públicos ou privados, que realizam atividades laboratoriais na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia.

“Leque” de Exames – O LAC é referência na rede estadual saúde por prestar atendimento de qualidade e disponibilizar aos usuários da capital e do interior 43 exames, distribuídos entre os ramos da hematologia, imunologia, parasitologia e bioquímica. Tipagem sanguínea, testes de processos inflamatórios, provas de funções reumáticas, hepáticas e renais, diagnósticos de sífilis, taxa de gordura e lipidograma estão entre alguns dos exames disponíveis. Entre os mais procurados estão o hemograma completo, parasitológico e urina, exames básicos para uma avaliação médica de rotina.

O LAC funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 14h às 17h e atende somente os pacientes com exames agendados via Sisreg – Sistema de Regulação em funcionamento desde julho de 2009, que permite a marcação de exames e consultas imediatamente após a solicitação ou encaminhamento médico, na mesma unidade onde o paciente receber o atendimento, facilitando o acesso da população a todos os níveis de atenção em saúde.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.