Juiz afastado da Vara para concluir curso

Valois afastado da Vara para concluir curso de especialização
Valois  afastado da Vara para concluir curso de especialização
Valois afastado da Vara para concluir curso de especialização

Manaus, AM – O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Aristoteles Lima Thury, autorizou o afastamento do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Luís Carlos Honório Valois Coelho, pelos próximos seis meses.

O afastamento foi autorizado, conforme a Portaria 1969/2015, publicada na edição da última sexta-feira (27) do Diário Oficial do TJAM, na última terça-feira (24), mesmo dia em que um jornal local publicou uma matéria na qual o juiz é citado em transcrições de conversas telefônicas entre os líderes da organização criminosa Família do Norte (FDN) e advogados, presos na operação La Muralla, deflagrada pela Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.

Nas transições, a advogada da facção criminosa tenta convencer um dos líderes da FDN no Amazonas a orquestrar uma abaixo assinado nas unidades prisionais do Estado para pedir a permanência do juiz na Vara de Execuções Penais. De acordo com a transcrição, Valois é um juiz que mantém os direitos dos presos e, sem ele, conforme a transcrição, a “situação” ficaria difícil nas unidades prisionais no Estado.

Na portaria, o presidente em exercício do TJAM autoriza o afastamento do magistrado das funções na VEP a contar de 20 de outubro deste ano para que ele finalizasse a tese de Doutorado em Direito Penal na Universidade de São Paulo (USP). Na sexta, o juiz Luís Carlos Valois informou que o afastamento não tem ligação com a matéria veiculada pela matutino local.

“Pedi o afastamento da VEP em agosto deste ano e já estou afastado há duas semanas, desde que soube que o desembargador Aristóteles Thury tinha autorizado. Isso (publicação no Diário Oficial do TJAM) é só a publicação e foi coincidência (com a publicação da matéria jornalística)”, disse o magistrado.

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.