José Melo destaca investimento em tecnologia de informação no serviço público, em evento nacional de gestores do setor

Segundo José Melo, outros setores da administração pública estadual estão passando por esse processo de informatização e melhoria dos serviços
Segundo José Melo, outros setores da administração pública estadual estão passando por esse processo de informatização e melhoria dos serviços
Segundo José Melo, outros setores da administração pública estadual estão passando por esse processo de informatização e melhoria dos serviços

Em encontro com gestores públicos da área de tecnologia da informação, nesta quinta-feira, 26 de novembro, o governador José Melo destacou a importância dos investimentos na modernização tecnológica para a melhoria dos serviços públicos oferecidos e a redução de custos na administração pública. A 132ª Reunião do Conselho de Presidentes e Dirigentes das Instituições Associadas da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) está sendo realizada em Manaus, no Hotel Quality, zona centro-sul de Manaus, e reúne gestores de todo o país.

Acompanhado do presidente da Empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Márcio Silva de Lira, e de outros secretários de Estado, o governador ressaltou as melhorias que estão sendo realizadas na gestão estadual dos serviços públicos com a implantação de sistemas desenvolvidos pela Prodam. “Essas novas tecnologias da informação, que já estão sendo usadas no nosso Governo, vão facilitar a vida tanto de quem trabalha no serviço público quanto de quem busca esses serviços, melhorando a qualidade dos serviços e reduzindo custos”, frisou José Melo.

O governador deu como exemplo o programa de modernização administrativa da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em que o servidor, agora, pode consultar, inclusive por meio de um aplicativo de telefone celular, contracheques e demais informações administrativas. O sistema também permite a virtualização de processos, com a substituição do papel por sistema informatizado. Com o novo Portal do Servidor, o governo pretende economizar cerca de R$ 1 milhão anualmente.

encontro-gestores-melo-1José Melo também ressaltou que outros setores da administração pública estadual estão passando por esse processo de informatização e melhoria dos serviços, como a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e Junta Comercial do Amazonas (Jucea) e que encontros como o da ABEP são importantes para a troca de experiências entre os gestores. “Reuniões como essas são importantes para que conheçamos experimentos que existem Brasil a fora, unindo aos nossos e introduzindo cada vez mais no serviço público amazonense”.

O evento que acontece até a próxima sexta-feira, 27 de novembro,  conta com a participação de dirigentes de empresas de processamento de dados de Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Paraná, com quem o Amazonas vem trabalhando em parceria no desenvolvimento do sistema de Gestão Integrada da Saúde (GIS), como destacou o diretor-presidente da Prodram, Márcio Silva de Lira.

Márcio Lira lembrou ainda que sistemas desenvolvidos no Amazonas também já são utilizados em outros Estados, como o de controle de diárias e passagens utilizados pela Sead e ressaltou a realização em 2016 em Manaus do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública, o maior evento do setor no país.

Um dos destaques da programação do encontro é a apresentação do Sistema de Propostas, Contratos e Faturamento (SPCF), desenvolvido pela Prodram. A solução integra e controla todo o ciclo de contratações e de faturamento da empresa, garantindo a agilidade na tomada de decisões dos gestores públicos. Também serão discutidos os desafios da TI Bimodal na construção do Governo Digital e as responsabilidades e desafios das Mídias Sociais.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.