Tabatinga, Am – O município de Tabatinga, recebe a partir de hoje jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino a partir desta segunda-feira (15). A ação pretende atender 50 pacientes, incluindo indígenas dos Distritos de Saúde Especial Indígena do Vale do Javari e do Alto Solimões. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a jornada acontece até o próximo dia 20.
Segundo o bucomaxilo Joaquim Alves, que coordena a ação, entre os pacientes há adultos e crianças. Uma parte deles fará a primeira cirurgia corretiva e ao menos 11 já são pacientes de segunda vez. “O tratamento do lábio leporino e fissura palatina é assim, o paciente muitas vezes necessita passar por vários procedimentos de correção do problema congênito”, destacou Alves, por meio de assessoria de comunicação.
Além dos indígenas, também estarão sendo atendidos pacientes não índios de Tabatinga e de outros municípios vizinhos, como Atalaia do Norte e Benjamim Constant.
“Realizaremos o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento da rede estadual de Saúde e teremos o suporte do Hospital de Guarnição de Tabatinga, que pertence ao Exército”, informou Joaquim Alves.
A ação faz parte do projeto Amazonas Saúde Itinerante, que encerrou neste domingo (14) um período de três dias de atendimento no município de Beruri – distante 170 quilômetro de Manaus -, onde foi realizada uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas e também a oferta de consultas nas especialidades de cardiologia e ginecologia.
Nos primeiros meses do ano, o Amazonas Saúde Itinerante realizou 42 ações de atendimento, que alcançaram 30 municípios. Somente as consultas especializadas já ultrapassam o número de 8,1 mil atendimentos. As cirurgias já somam mais de 870 procedimentos. Ainda neste mês, o programa tem ações programadas para Carauari e Autazes.
Amazonianarede-Sudam