Jantar da solidariedade vai arrecadar fundos para entidades sociais

Manaus – Nesta segunda-feira, 27, a primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Goreth Garcia Ribeiro, comemora o aniversário ajudando a arrecadar recursos financeiros para entidades da Rede de Acolhimento de Manaus que estão passando por sérias dificuldades financeiras.

A Fundação de Apoio às Instituições de Proteção da Pessoa com Deficiência (Fada), Aldeias SOS, Casa Mamãe Margarida e Lar Janell Doyle são as beneficiadas do evento que será realizado no Parque Municipal do Idoso (Av. Rio Mar, 124, Bairro N. Sra. Das Graças), a partir das 20h.

“O dinheiro arrecadado com esse jantar será utilizado integralmente na manutenção destas entidades, que estão tendo grandes dificuldades para se manterem realizando seu trabalho, que é tão lindo e necessário para as nossas crianças e adolescentes”, diz a secretária.

Jornalista e publicitária, Goreth Garcia Ribeiro pretende, com este gesto, incentivar empresários, políticos, músicos, intelectuais, jornalistas, estudantes, profissionais liberais e outras pessoas a se irmanarem em um grande movimento coletivo batizado de ‘Manaus com Amor – Solidariedade, Voluntariado e Cidadania’, que visa fortalecer as entidades da Rede de Acolhimento de Manaus.

“Num primeiro momento, até por que a situação financeira vivenciada por essas entidades é muito grave, queremos encontrar ‘padrinhos’ que possam contribuir mensalmente com uma pequena quantia financeira para qualquer uma delas, de sua livre escolha”, assinala Goreth. “Num segundo momento, nós pretendemos criar um banco de dados para auxiliar milhares de pessoas que querem ser voluntários a encontrarem uma entidade ou causa de seu interesse e, ao mesmo tempo, ajudar as entidades a encontrarem esses voluntários”, completa.

Goreth Garcia diz que a ideia do movimento foi inspirada no Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV). “Não vamos simplesmente copiar uma ideia vitoriosa da ONU, mas adequá-la à nossa realidade. Queremos, sim, atingir o objetivo de ajudar muitas pessoas na cidade, mas para o sucesso efetivo desta ação precisamos da parceria das entidades e de pessoas verdadeiramente comprometidas em tornar a nossa cidade cada vez melhor para os setores mais carentes e vulneráveis da população”, explica.

O trabalho voluntário e as Nações Unidas

A cada ano, milhares de pessoas de todo o planeta trabalham como voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a ONU, voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos.

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.

Criado em 1971 a pedido dos países membros da ONU, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) tem por objetivo ser uma fonte estratégica de conhecimento e assistência sobre o papel e a contribuição do voluntariado para os programas de desenvolvimento. Desde aquele ano, mais de 30 mil pessoas participaram do Programa. O UNV está localizado em Bonn (Alemanha), e atualmente atua em mais de 140 países, sendo representado no mundo através dos escritórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Hoje, o UNV conta com mais de 7.500 voluntários que a cada ano levam seu conhecimento para comunidades – de seu próprio país ou no exterior –, ajudando-as a se transformarem na força motora de seu próprio desenvolvimento. Esses profissionais vêm de mais de 160 países e aproximadamente 75% deles são de nações em desenvolvimento. Com uma idade média de 39 anos – suas idades variam entre 25 e 70 anos – e fortes credenciais acadêmicas e profissionais, eles têm muito a oferecer e compartilhar.

(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.