A
mazonas – O colegiado do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu, na manhã de hoje, durante a sessão do pleno, antecipar a inspeção ordinária no município de Iranduba neste ano. A decisão é fruto de um pedido da atual prefeita interina de município, Maria Madalena de Jesus, e do controlador geral do município, Lourenço Borghi Junior, que solicitaram, no final do ano passado.
Será uma inspeção extraordinária nas contas da cidade, mas como as inspeções anuais se avizinham e o exercício de 2015 já foi encerrado, os conselheiros decidiram, por unanimidade, inserir a cidade — alvo de investigação da polícia e do Ministério Público do Estado — no início da 1ª etapa de inspeções, previstas para iniciarem em abril deste ano.
Seguindo o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), que alegou que uma inspeção extraordinária agora causaria gastos desnecessários, uma vez que as inspeções anuais já estão próximas, os conselheiros decidiram priorizar a auditoria no município, assim que as contas de Iranduba, de relatoria do auditor Alípio Reis Firmo Filho, forem entregues ao Tribunal de Contas.
De acordo com o conselheiro-presidente, Ari Moutinho Júnior, a comissão de técnicos da Secretaria de Controle Externo que irá ao município ainda será definida nas próximas semanas. A data da inspeção também deverá ser divulgado assim que o calendário de inspeções for aprovado pelo colegiado na reunião do Tribunal Pleno. Votaram a favor da inspeção ordinária os conselheiros Érico Desterro, Josué Filho e vice-presidente, conselheira Yara dos Santos Lins.
Amaznianarede-Ascon/TCE,AM