INPA recebe título definitivo da área onde fica a Reserva Adolpho Ducke

Amazonianarede – Inpa

Manaus – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) recebeu, nesta segunda-feira (25), o documento definitivo de posse da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus.

O título chegou ao Inpa pelo Superintendente do Patrimônio da União no Amazonas (SPU/AM), Silas Garcia.
A área da Reserva Ducke foi doada pelo governo estadual do Amazonas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) quando o Inpa era subordinado ao CNPq. No final da década de 1980. dos anos 80 a área ficou sob a responsabilidade do Inpa, mas com titularidade da União.

Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, a medida traz mais seguranças às ações do Inpa no local. “Sentíamos falta dessa documentação. Esse termo de entrega dá uma tranquilidade para fazer investimentos e pesquisas”, disse.

Já Garcia afirmou que a medida dará mais autonomia ao Inpa e destacou a função socioambiental da reserva. “A Reserva Ducke é importante do ponto de vista histórico, mas ela é importante devido o seu papel de regulação do clima em Manaus. Esse fator nos fez dar celeridade ao processo”, afirmou.

A Reserva Florestal Adolpho Ducke está localizada a 26 quilômetros da capital, na rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.