Inpa realiza palestra sobre a reprodução dos botos

21-11botoManaus – A palestra sobre a reprodução dos botos, ministrada pelo pesquisador Anthony Martin, coordenador Projeto Boto em Mamirauá, será proferida em Inglês, na segunda-feira (24), no auditório do LBA, campus 2, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), às 16h, e terá entrada gratuita.

O Projeto Boto foi criado há 20 anos por Vera da Silva e Anthony Martin na Reserva Mamirauá. Durante esse período, os pesquisadores acompanharam a vida de mais de 200 botos fêmeas. Um dos animais marcado e monitorado pela equipe do projeto foi visto mais de 800 vezes ao longo de 20 anos. Por meio desse estudo, foi possível perceber quando os animais entram em maturidade sexual, o intervalo entre os nascimentos, o cuidado parental, nível de mortalidade dos filhotes.

Este estudo, segundo Martin, representa oportunidade de conhecer mais a fundo a reprodução em qualquer golfinho de rio e oferece uma visão fascinante sobre este grupo ainda muito pouco conhecido de cetáceos.

Sobre o palestrante

O Dr. A. Martin, está visitando o instituto no âmbito do Programa de Bolsas BEV, como pesquisador visitante no Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa. Especialista em mamíferos aquáticos, suas pesquisas incluem dinâmica populacional, alimentação, migração, avaliação de estoques e uso de radio telemetria (UHF e VHF) em estudos de baleias e golfinhos.

Trabalhou com esse grupo de animais tanto no Ártico, quanto na Antártica e nos trópicos. Foi Senior Scientific Officer do Sea Mammal Research Unit do Natural Environmental Research Council, UK, atuou durante vários anos como pesquisador do British Antarctic Survey, e atualmente trabalha no Animal Conservation, Centre for Remote Environments, Universidade de Dundee, Dundee, Scotland, UK. Foi Delegado do Comitê Cientifico da Comissão Internacional da Baleia (IWC), Presidente do Comitê de Pequenos Cetáceos da IWC e Membro do Grupo Especialista de Cetáceos da IUCN.

O pesquisador Anthony Martin é Professor de Conservação Animal do Centro de Ambientes Remotos da Universidade de Dundee, no Reino Unido, e trabalha com os golfinhos da Amazônia há mais de vinte anos coordenando o Projeto Boto em Mamirauá

Amazonianarede- Séfora Antela/Ascom Inpa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.