Iniciativa do IDAM e parceiros beneficia agricultores de Novo Aripuanã (AM)

(Por: Paula Vieira)

Novo Aripuanã, AM – Com intuito de buscar mecanismos que fortaleçam as potencialidades agrícolas de Novo Aripuanã (distante a 227 quilômetros de Manaus), representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, Educação, Indústria e Comércio visitaram na última terça-feira, 28 de janeiro, agricultores/produtores rurais moradores da Estrada Nova.

Na ocasião foi feito um levantamento por parte da Secretaria de Educação para viabilizar a construção de uma escola da rede municipal de ensino que visa atender crianças do 1º ao 5º ano, possibilitando a permanência das famílias na zona rural.

A equipe técnica do IDAM em conversa com os agricultores apresentou propostas para incentivar o aumento da produção de farinha no município e políticas públicas para a aquisição de máquinas e equipamentos para facilitar o escoamento da produção. “Com a construção de uma casa de farinha na região será possível garantir condições de trabalho para os agricultores e qualidade do produto durante o ano inteiro e a aquisição de tratores agrícolas irá permitir não só o preparo da área mais também o escoamento da produção para que as famílias possam comercializar a matéria-prima em outros locais”, explicou Lourivaldo Barros, gerente da Unidade Local de Novo Aripuanã.

Para a secretária municipal de Produção e Abastecimento, Karla Cristiane Gomes, a Estrada Nova tem grande potencial agrícola, onde percebemos que o destaque é a produção de farinha. No entanto, as famílias cultivam de tudo um pouco como as culturas de açaí, goiaba, pupunha, graviola, limão, e cupuaçu, que infelizmente não são aproveitadas devido à dificuldade com deslocamento do produto que, sem dúvida, será resolvido após a aquisição de um transporte.

“Muitos assuntos foram discutidos nesta visita, entre eles o abastecimento de produtos agrícolas na feira municipal. A ideia é aumentar a oferta de produtos e a partir dessa iniciativa gerar oportunidades para as famílias comercializarem sua produção com ótimos preços e qualidade”, ressaltou o secretário de Indústria e Comércio, Roberval da Fonseca Weckner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.