Infraero espera atender 65 mil passageiros Festival da Caprichoso e Garantido

Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, preparado para receber os turistas para o Festival
Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, preparado para receber os turistas para o Festival
Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, preparado para receber os turistas para o Festival

Amazonas – Infraero já atua na “operação Parintins” para receber turistas que devem embarcar e desembarcar no Aeroporto de Manaus rumo a Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Estima-se que no período de 22 a 29 de junho pelo menos 65 mil passageiros passem pelo saguão do Aeroporto Eduardo Gomes, totalizando 1,3 mil operações de pousos e decolagens.

O principal destino será Parintins, onde acontece a 50ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que celebra a competição entre o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. É uma das mais tradicionais festas folclóricas do Brasil.

No período, estão programados aproximadamente 200 voos extras ligando a capital amazonense à ilha Tupinambarana. Em períodos de baixa temporada, há apenas dois voos regulares para a cidade de pouco mais de 100 mil habitantes. É um dos mais importantes patrimônios culturais da América Latina, graças à festa, conhecida em diversas partes do mundo.

Para a Operação Parintins, a Infraero vai monitorar mais intensamente a movimentação do terminal de passageiros. Desde setembro de 2011, o aeroporto conta com o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), que coordena e monitora em tempo real as operações de aeronaves, movimentação de passageiros e bagagens no terminal, em sincronia com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam no aeroporto, como Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/Ministério da Saúde) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro/Ministério da Agricultura).

A Infraero também vai reforçar suas equipes – por meio de remanejamento de empregados – nos horários de maior movimento, tudo para manter o bom funcionamento das facilidades disponíveis – como pontes de embarque, esteiras de restituição de bagagem etc. Além disso, o Aeroporto de Manaus conta com o sistema “Infraero Atende” para auxiliar, com maior agilidade e praticidade, o atendimento dos usuários que precisarem recorrer ao Balcão de Informações dos terminais.

“É uma operação importante pela sua grandeza, e constitui uma excelente oportunidade de aferir a capacidade de coordenação e integração do aeroporto com os demais órgãos e áreas envolvidas no processo”, ressaltou a superintendente do Aeroporto de Manaus, Socorro Pinheiro.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.