Benjamim Constant, AM – Índios da etnia Tikuna apelam às autoridades pela reconstrução da ponte sobre o Igarapé de São Vicente, que ruiu, logo após sua inauguração, há quase 15 anos, deixando isolada a comunidade Filadélfia, distante 14 kms da sede do município de Benjamin Constant, no norte do Amazonas.
De acordo com os indígenas, a ponte caiu no começo do ano 2000, e até agora ninguém se manifestou.
O cacique da tribo, Adir Tikuna, de 66 anos, disse que a comunidade ainda espera que o governo do Estado possa reconstruir a ponte, pois o fluxo de pedestres e veículos é muito grande, na área.
“Estamos tendo muitas dificuldades para a locomoção de crianças, idosos, gestantes e doentes, pois, nesta época do ano, quando o nível das águas sobe, a travessia fica muito difícil, e temos que recorrer a pequenas embarcações, que fazem o transporte de pessoas e mantimentos” disse o cacique.
Segundo Adir Tikuna, escombros da antiga ponte ainda podem ser encontrados com facilidade, no local.
“Até o momento, nem a prefeitura municipal ou o governo do Estado se manifestaram a respeito da recuperação da ponte. O que todos querem é que se construa uma ponte sólida, que possa suprir as necessidades da comunidade”, cobrou.
Amazonianarede – CBN, Manaus