Manaus – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizará nos dias 22 e 23 de novembro, um encontro no município de Barcelos (a 331 quilômetros de Manaus) para consolidação dos diagnósticos coletivos das comunidades indígenas do Alto Rio Negro e planejamento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
A atividade está sendo organizada pela Gerência de Convênios, Contratos e Acordos de Cooperação Técnica (GECACT) do IDAM e contará com a participação de 75 indígenas dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. A meta é atender 300 famílias do Território da Cidadania Indígena do Alto Rio Negro com serviços de ATER.
De acordo com a gerente da GECACT Eda Maria Oliva, a ideia é obter conhecimentos da realidade indígena por meio do diagnóstico para a prestação dos serviços de ATER respeitando a cultura e os valores desses povos.
Ao todo, a ATER indígena irá beneficiar (120) famílias de Barcelos, (120) de Santa Isabel do Rio Negro e (60) de São Gabriel da Cachoeira. A ação é resultado do contrato nº 096/2013 firmado entre o IDAM e MDA.
Amazonianarede – Paula Vieira/Idam