Amazonas – As quatro toneladas de drogas – sendo 2,5 toneladas de maconha e 1,5 de cocaína – foram incineradas em um galpão situado no bairro Terra Nova, zona Norte da capital. Um grande aparato policial foi mobilizado para garantir a destruição dos entorpecentes, avaliado em milhões de reais.
De acordo com o delegado geral da Polícia Civil do Amazonas (PC), Orlando Amaral, as drogas queimadas são resultado de ações policiais deflagradas entre os anos de 2012 e início de 2015.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), somente este ano – entre janeiro e maio – já foram apreendidas mais de três toneladas de drogas. No ano passado todo, foram apenas duas toneladas.
Ao mesmo tempo em que aumentou a apreensão de drogas, reduziram-se o número de prisões, de duas mil detenções registradas em 2014, para cerca de 1.600, em 2015. Conforme do secretário da Segurança do Estado, delegado federal Sérgio Fontes, o sucesso das apreensões é consequência da nova política de combate ao tráfico, adotada no Amazonas.
Na opinião de Fontes, o grande volume de drogas apreendidas e incineradas nesta quinta-feira, é também resultado do empenho das forças de segurança, no combate ao tráfico de entorpecentes, na região da tríplice fronteira do Amazonas com o Peru e Colômbia.
Amazonianarede-Assessoria