Inaugurada no centro de Manaus nova sede da Polícia Turística do Estado

12-12policiaManaus – O novo quartel da Polícia Turística (Politur), inaugurado nesta sexta feira, 12 de dezembro, fica localizado na rua Monsenhor Coutinho, no centro de Manaus. O local, segundo o subcomandante da Politur tenente Fernandes Lajes, é estratégico já que o Centro, na zona sul, é a área de maior circulação de turistas.

“Essa inauguração é um marco para a Politur, um quartel próprio. Nós atuamos no Centro, então, além do quartel, temos pontos específicos, no Largo São Sebastião, no porto de Manaus, quando há temporadas de navios, e na avenida Eduardo Ribeiro. O policiamento é feito a pé, com motocicletas e com a viatura fazendo o perímetro de segurança”, explicou.

Ainda de acordo com Lajes, há uma linha direta para o turista que precisar dos serviços da Politur, inclusive com atendimento bilíngue. “Caso o turista seja lesado de alguma forma, ele pode ligar para o 190 que o Ciops irá redirecionar a ligação. Mas nós também temos o número 98842-1786 e, no caso de turista estrangeiro, ele terá atendimento bilíngue 24 horas”.

Somente durante a Copa do Mundo, o Amazonas recebeu 80 mil turistas, dente italianos, croatas, camaroneses, estadunidenses, hondurenhos e ingleses, que conferiram os jogos das seleções destes países na Arena da Amazônia.

Segurança

Criada em 1993, a política turística tem a função de garantir a segurança de quem visita Manaus, mas também coíbe crimes praticados por turistas. De acordo com sargento Moura Ferreira, que atua na Politur há 21 anos, dependendo do crime, o turista pode ser expulso do país.

“O turista está sujeito às leis do país. Um exemplo ocorreu na Copa do Mundo, quando um turista dos Estados Unidos tirou a roupa na Ponta Negra e a Politur agiu. O procedimento nesses casos é acionar o consulado e, dependendo da infração, o turista pode ficar preso e ser expulso do país” ressaltou.

Amazonianarede – Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.