Implurb deve realocar 102 postes na avenida Djalma Batista

(Foto: Sérgio Costa)

O programa-piloto da nova avenida Djalma Batista entrou na segunda fase, de discussão de mudanças no sistema de energia e telecomunicações ao longo da via.

Desde o ano passado, técnicos, arquitetos e engenheiros do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), além das concessionárias de energia (Amazonas Energia) e de comunicações, que utilizam os postes para rede e cabeamento, discutem a realocação e a modernização dos postes na Djalma Batista.

A Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA) identificou a necessidade de realocar 102 postes dentro do projeto, para que sigam uma padronização aprovada, de forma que permita a circulação de pedestres. “O prefeito Arthur Virgílio, em conversa com o presidente do Implurb, Roberto Moita, tem sinalizado que as obras serão finalizadas antes da Copa de 2014 e fará as intermediações necessárias junto às agências reguladoras para viabilizar a implantação do projeto, que é uma meta de gestão”, explicou o assessor jurídico do Implurb, Márcio Alexandre, durante apresentação feita às concessionárias e empresas envolvidas na operação.

No final de dezembro, dia 30, a Amazonas Energia apresentou planta com croqui de localização dos equipamentos e orçamento do projeto, avaliado em R$ 1.159.323,62. O próximo passo agora será a elaboração de um cronograma de obras, que será compartilhado e trabalhado em conjunto com muitas operadoras do sistema de energia e comunicação que fazem uso compartilhado dos postes nas vias, como Akto, Net, Telemar-Oi, Brastelecom, Prodam, Telecom, Embratel, Eyes N’Where, Axxess, Vivo, Telsat, Eletrobras e Tim, que estiveram no Implurb, no final do ano, participando de reuniões de ajuste e adequação do projeto.

Para realocar os postes na Djalma Batista, a Amazonas Energia fará uma licitação para contratar uma empresa que dará apoio ao processo de mudança, que incluirá o remanejamento simultâneo dos cabos de telecomunicações. Segundo o croqui apresentado pela concessionária de energia, serão realocados outros 54 postes nas vias adjacentes, em razão das ligações da avenida com as vias circunvizinhas e todas as interferências existentes.

Uma nova reunião extraordinária será convocada nos próximos dias para os ajustes finais e apresentação de cronograma para execução da obra na avenida, com entrega das plantas de levantamento dos postes a serem relocados a todas as empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.