Idam incentiva criação de peixes em tanques-rede em Humaitá

A criação de peixes em tanques-rede é uma atividade que tem crescido nos últimos anos no Amazonas, devido ao baixo custo de investimento. No município de Humaitá (a 590 km de Manaus) já é possível perceber o interesse dos agricultores familiares no ramo da piscicultura, que surgiu após o incentivo do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), que implantou Unidades Demonstrativas (U.D) de piscicultura em tanques-rede, nas comunidades de Puruzinho e Santa Maria Auxiliadora, oferecendo inúmeros benefícios para a região, com a geração de excelentes resultados.
O agricultor Pierre Rocha, da comunidade Santa Maria Auxiliadora, vem investindo na atividade com o auxílio dos técnicos do Idam. Atualmente, o agricultor possui cinco tanques de criação comercial, povoados com 200 peixes, cada, gerando uma produção de 1.500 kg de pescado, com o faturamento de R$ 9.750,00, por despesca. A criação está localizada no rio Ipixuna na BR 230, km 40.

“A equipe técnica do Idam está contribuindo muito, para que eu continue a investir na atividade”, disse o agricultor, ressaltando a oportunidade que ele teve em conhecer todas as fases do cultivo. “Aprendi, na prática, todas as técnicas de manejo do pescado”, salientou o agricultor, que já está investindo em mais três tanques de criação de peixes, que estão em fase de licenciamento e instalação.

A duração do cultivo é de 12 meses, onde se espera obter peixes com 1,5 kg cada. O acompanhamento técnico da qualidade da água e, a biometria (pesar e medir o pescado) é feito mensalmente.

Criação de peixes em tanques-rede – É um sistema de cultivo de peixes em alta densidade, as estruturas são retangulares e flutuam na água, confinando os peixes em seu interior, devem ser tampadas evitando possíveis predadores. A atividade tem a finalidade de alta produtividade de pescado.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.