Hugo Chávez está morto?

Amazonianarede com Agências Internacionais

O ex-embaixador do Panamá na Organização dos Estados Americanos (OEA), Guilhermo Cochez, afirmou no Twitter nesta quarta-feira (27) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está morto.

“O presidente Chávez está morto há quatro dias. Ele estava com morte cerebral desde 30 ou 31 de dezembro. Seus filhos decidiram desconectar [os aparelhos]”, escreveu em sua conta no microblog.

Em entrevista à CNN chilena, o ex-diplomata disse que Chávez foi transferido para a Venezuela para que a morte não fosse anunciada em solo cubano.

“Peço ao governo venezuelano que me desminta e mostre Chávez. Assim se saberá o que é verdade ou mentira”, afirmou Cochez, que acredita que uma farsa sobre o estado de saúde do governante foi o motivo pelo qual líderes de outros países – como Evo Moralez (Bolívia), Ollanta Humala (Peru) e Cristina Kirchner (Argentina) – não teriam sido autorizados a visitá-lo.

Cochez foi destituído do seu cargo na OEA após questionar a decisão venezuelana de manter o mandato de Chávez mesmo sem posse.

No fim da noite desta quarta, um artigo publicado no site da rede de TV “Venezolana de Televisión” ataca Guillermo Cochez.

“O advogado panamenho parece gostar de ser o centro das atenções ao divulgar constantes mentiras”, afirma o texto. De acordo com o artigo, foi o ex-embaixador que divulgou há pouco mais de um mês a suposta imagem de Hugo Chávez entubado. A foto foi publicada na capa do jornal espanhol “El País”. O periódico acabou paralisando a distribuição da edição do jornal e se retratando do erro.

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite do dia 23/02 que Hugo Chávez se reuniu por cinco horas e meia com membros de seu governo para tratar de temas sociais e econômicos, em um encontro no qual se comunicou de forma escrita e se mostrou “muito enérgico”.

“O presidente está recebendo os seus tratamentos. Ele tem o problema da insuficiência respiratória, que está sendo tratado com intensidade, e segue com a ajuda de uma cânula para respirar. Se comunicou por diversas vias escritas para nos dar orientações”, afirmou Maduro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.