Hospital José Mendes realiza exames de mamografia em Itacoatiara (AM) e mais seis municípios

09-06mamaEm Itacoatiara (AM), o Hospital Regional José Mendes atende além dos pacientes da Velha Serpa também pacientes de outros municípios como Urucurituba, Silves, Itapiranga, Nova Olinda, Autazes e outros. O Governo do Estado com apoio da Prefeitura de Itacoatiara implantou aparelho de mamografia em duas salas do HRJM com objetivo de atender consultas de mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Os diagnósticos são encaminhados a especialistas para analisar e avaliar a situação de cada paciente. É uma grande ferramenta de combate ao câncer de mama que hoje é um dos maiores de incidência em mulheres brasileiras.

Segundo Dr. Alberto Ianuzzi, diretor do hospital, mulheres abaixo desta faixa etária de 50 a 69 anos designado para atendimento de exame de mamografia pelo Ministério da Saúde que apresentarem nódulos na mama não passarão pelo aparelho, mais serão encaminhadas para mastologistas e ginecologistas para uma avaliação de diagnóstico preliminar.

Para a Elaine Gadelha, Secretária Municipal de Saúde, é uma conquista do Prefeito Mamoud Amed que com sua competência e força política conseguiu trazer para Itacoatiara um aparelho de mamografia, além da preparação e treinamento de profissionais para manusear o equipamento.

O Governo do Estado é um grande parceiro do nosso município e estamos gratas por esta conquista.

Para marcar exame de mamografia é preciso que a paciente tenha a idade estipulada pelo Ministério de Saúde entre 50 a 69 anos e o encaminhamento médico, reconhecida como a idade de risco eminente de câncer de mama.

Abaixo desta faixa de idade, as mulheres serão encaminhas para médicos especialistas para uma avaliação mais minuciosa.

Texto e Fotos: Sérgio Azevedo – Canal Itacoatiara

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.