Hospital Francisca Mendes, tem programação especial no “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”

Nesta quinta-feira, 8 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), do Governo do Estado, realiza, a partir das 9h, uma programação especial voltada para os pacientes atendidos na unidade e acompanhantes.

Organizada pelo “Clube do Coração”, a atividade tem o objetivo de reforçar as orientações sobre os riscos que o colesterol alto representa para a saúde, as formas de tratamento e a importância das medidas de prevenção e controle da doença.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, neste ano, o tema da campanha, que é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é a ocorrência do colesterol elevado em crianças e adolescentes.

Segundo dados da SBC, aproximadamente 20% das crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos apresentam níveis elevados de colesterol no sangue, sendo que 8% têm altos valores de LDL, o chamado colesterol ruim. “Sem o devido diagnóstico e tratamento, essas crianças e adolescentes se tornarão adultos portadores de doenças cardiovasculares e suas complicações”, destaca Wilson Alecrim.

Programação

O diretor-presidente do HUFM, médico Pedro Elias de Souza, informa que a programação de quinta-feira terá início com uma palestra proferida pelo cirurgião cardiovascular Mariano Brasil Terrazas, chefe do Setor de Cirurgia Cardiovascular do hospital e coordenador do programa “Clube do Coração”.

Haverá, ainda, a distribuição de uma cartilha elaborada pela SBC (que também aborda a questão do diabetes e da hipertensão na infância) e a realização de exames de colesterol e aferição de pressão arterial.

Riscos

Conforme explica a cartilha organizada pela SBC, o colesterol é uma substância importante para a saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios. Também serve de capa protetora para os nervos e é importante para a produção de vitamina D e bile.

Mas, embora necessária ao organismo, passa a ser prejudicial se seus níveis, no sangue, estiverem acima do normal. O colesterol em excesso é depositado na parede das artérias, formando placas de gordura, que podem entupi-las e dificultar a passagem do sangue.

Fique por dentro:

O “Clube do Coração” é um programa que funciona há oito anos no Hospital Universitário Francisca Mendes e que realiza atividades de orientação aos pacientes cardiopatas, que passam por procedimentos cirúrgicos na unidade.

O objetivo é evitar recidivas da doença e assegurar qualidade de vida ao paciente. As orientações também são repassadas aos familiares, para que reforcem as medidas de prevenção de futuras doenças cardiovasculares.

(Amazonianarede – Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.